A Praia da Foca é uma praia escondida e pouco visitada em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Apesar de não ser tão conhecida, ela é uma das praias mais charmosas da cidade e merece a sua visita. 🙂
Praia da Foca – Búzios
Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, é um lindo balneário localizado no estado do Rio de Janeiro ao lado da cidade de Cabo Frio. Fica a duas horas e meia da cidade do Rio de Janeiro e recebe muitos turistas ao longo do ano, principalmente em feriados, finais de semana e no verão.
Possui diversas praias famosas, como Geribá, Tartaruga, Ferradura e João Fernandes. Todas são muito lindas e cada uma tem seu próprio estilo. A Praia da Foca também é muitoooo linda e fofa, mas não é tão conhecida. Um dos motivos é o acesso: as placas não são tão claras ao indicar o caminho da praia. Outro motivo é o fato de não ser uma praia de badalação, não tem comércio (às vezes até tem alguém vendendo bebida, mas só bebida mesmo). Além disso, tem pouco espaço na areia, ela é bem pequenininha (portanto, se for um dia de feriado, vá cedo porque ela pode ficar cheia).
O fato de ser pequena não é um ponto negativo, pelo contrário, deixa a praia mais charmosa e aconchegante. Outro ponto a favor é que há diversas pedras que formam um paredão para as ondas do mar, transformando-a em uma piscina natural ideal para crianças! O único “porém” é que a água é gelada, mas dá para entrar (eu que odeio água gelada, entrei no mar!). A água tem praticamente a mesma temperatura que a das praias da Ferradura e de Geribá, ambas geladas.
Por ter uma parede de pedras, quando a maré está baixa, a “piscina natural” fica vazia. Portanto, tem que esperar a maré encher para formar a piscina natural.

Maré vazia na Praia da Foca

Maré enchendo

Maré enchendo

Enchendo

Encheu! Agora é aproveitar essa piscina natural 🙂
Praia da Foca: como chegar
O caminho para a Praia da Foca é quase o mesmo que o da Praia Brava e a Praia do Forno.
Ao virar na rua indicada pela placa (rua do Posto Ipiranga), você seguirá reto por uns 5 minutos ao longo de uma rua de paralelepípedo. A rua chegará até uma placa indicando o caminho.
Essa placa não é muito didática, mas ela sinaliza que a Praia do Forno é à esquerda e a da Foca à direita. Vire à direita e continue numa rua de paralelepípedo.

Rua da Praia da Foca
Seguindo por essa rua, você avistará um estacionamento à esquerda com chão de terra. Ali é o estacionamento da Praia da Foca. Não há placas informando que você chegou, mas não tem erro: viu o estacionamento, pode parar que é ali mesmo.

Estacionamento
Após parar o carro, você vai fazer uma trilha de 3 minutos num chão de terra. A trilha é tranquila, dá até para levar crianças. É muito rápido.

Início da trilha

A trilha
Após essa breve caminhada, você vai avistar um cenário LINDO!!

Lindeza de cenário
Ali ainda não é oficialmente a Praia da Foca. À direita, tem um caminho de no máximo 1 minuto que levará à praia.

Caminho para a praia

Chegando

Parabéns, você chegou à Praia da Foca! Aproveite essa fofura! 🙂

Uma das minhas praias preferidas em Búzios

Praia da Foca
Espero que tenham curtido essa dica. Recomendo muito essa praia, é tão linda, transmite a maior paz. 🙂
Fantastico post. Gracias por aportarlo…Espero màs…
Saludos
Estava procurando dicas dessa praia a um tempo, e esse post foi o que mais me ajudou. mMuito obrigada por dividir com a gente tudo bem explicadinho.
Fico feliz em ter ajudado, Tainá! Essa praia é linda! Vale a pena conhecer. Obrigada pelo retorno. 🙂