Pontal do Atalaia: paraíso em Arraial do Cabo

Quem disse que é preciso viajar para o Caribe para nadar em águas cristalinas? Arraial do Cabo, município do estado do Rio de Janeiro, tem águas transparentes e limpas. Considerado o Caribe brasileiro,  Arraial do Cabo possui belas praias e nesse artigo vou falar especificamente sobre a Prainha do Pontal do Atalaia.

Prainha do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo

Prainha do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Arraial do Cabo: a cidade

Arraial do Cabo faz parte do Estado do RJ. Pertence à Região dos Lagos, região famosa pelas praias e turismo. Fica a 150 Km da cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente 2 horas e 15 minutos de carro.

É conhecida pelas suas águas cristalinas, sendo muito procurada para pratica de esportes marítimos, principalmente mergulhadores. Na região é possível ver tartarugas, golfinhos e muitos peixes.

Algumas das praias de Arraial estão sempre na lista das praias mais bonitas do Brasil, como a Praia do Farol, a Prainha do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno.

Este post será dedicado à Prainha do Pontal do Atalaia.

Prainha do Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo

Prainha do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Arraial do Cabo: como chegar

Geralmente, as pessoas vão para a Região dos Lagos de carro ou ônibus. Como é uma região muito frequentada pelos cariocas, toda hora tem ônibus saindo da rodoviária.

Eu costumo ir de carro. Saindo do Rio é preciso pegar a Ponte Rio Niterói. Depois seguir caminho para a Manilha e Via Lagos (na saída da ponte tem placas informando o caminho para a Região dos Lagos). A estrada é bem sinalizada. É só seguir as placas indicando algum desses lugares: Região dos Lagos, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo (essas três cidades ficam uma do lado da outra). Vale ficar em uma dessas três cidades. Independente de qual cidade você ficar, dá para passar um dia na Prainha do Pontal do Atalaia.

Eu geralmente fico na cidade de Búzios e vou às vezes para as praias de Arraial do Cabo passar o dia. Saindo de Búzios é só pegar a estrada sentido Cabo Frio e depois sentido Arraial do Cabo. Infelizmente, a sinalização da estrada Búzios – Arraial não é boa. Já me perdi várias vezes. O ideal é ir sendo guiado pelo aplicativo Waze, que aí não tem erro.

Chegando em Arraial do Cabo - via Búzios

Chegando em Arraial do Cabo – via Búzios

Chegando em Arraial do Cabo - via Búzios

Chegando em Arraial do Cabo – via Búzios

Arraial do Cabo e a Prainha do Pontal do Atalaia

A praia que eu mais gosto em Arraial do Cabo é a Prainha do Pontal do Atalaia, pois como o acesso à praia é difícil, ela fica mais tranquila. Imaginem: mar com água cristalina + praia tranquila = paraíso. O acesso é difícil, pois o Pontal do Atalaia é uma região montanhosa, com ruas de paralelepípedo e de terra, as subidas são íngremes. É preciso ir de carro. Para chegar à praia é preciso descer a montanha, numa escadaria gigantesca.

Também existe a opção de ir de barco. Há vários passeios de barco para lá.

Como chegar ao Pontal do Atalaia

Quando você chega na cidade de Arraial do Cabo é preciso seguir até o Pontal do Atalaia. Para isso, primeiro você segue até a Praia Grande, que é uma praia onde na orla estão vários quiosques. Chegando à Praia Grande, você segue até o final da orla. Vai chegar um momento onde não tem mais como seguir e é obrigatório virar à esquerda. Ao virar à esquerda e seguir em frente, as placas indicando o caminho para o Pontal do Atalaia começam a aparecer. Aí fica mais fácil, é só seguir as placas e você chega lá.

Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

Entrada do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

Pontal do Atalaia: como chegar à praia

Ao entrar na região do Pontal do Atalaia, você vai subir uma ladeira gigante. É só seguir sempre em frente na estrada principal que você chega numa rotatória com esta placa.

Placa

Placa

Ao chegar nesta placa, você vai ver que à direita tem uma área para estacionar o carro para ver o visual. Estacione ali, saia do carro e contemple este lindo cenário. A vista é sensacional.

Visual lindo

Visual lindo

Depois de contemplar o visual, vire na rua à esquerda da placa, para ir em direção à Prainha do Pontal do Atalaia. É uma rua de paralelepípedo.

Estrada para a prainha do Pontal do Atalaia

Estrada para a Prainha do Pontal do Atalaia

Visual incrível - Pontal do Atalaia

Visual incrível – Pontal do Atalaia

Vai chegar um momento onde terá uma barraquinha da prefeitura da cidade. Ali você vai parar e pagar uma taxa de 10 reais para seguir para a praia.

Quando você continuar o caminho, mais para frente acaba a estrada de paralelepípedo e começa a estrada de terra.

Estrada de terra

Estrada de terra

Após um tempo na estrada de terra, começam a aparecer carros estacionados – é sinal de que está chegando no ponto de saída para a praia.

Estacionamento

Estacionamento

Você estaciona o carro e vai andando até encontrar a escadaria que dá acesso ao paraíso. Tenha cuidado para não estacionar muito longe da escadaria, para não ter que andar muito. Eu nunca estaciono logo quando vejo os primeiros carros. Sempre sigo mais um pouco para não correr o risco de ficar longe da escada.

Depois de descer a escadaria (quase 300 degraus!), você chega a esta praia incrível e paradisíaca.

Estacionamento - vista para a praia

Estacionamento – vista para a praia

Estacionamento - vista para a praia

Estacionamento – vista para a praia

Escadaria

Escadaria

Descendo a escada

Descendo a escada

Estou no paraíso

Estou no paraíso

Prainha do Pontal do Atalaia (ao fundo a Praia do Farol - acesso só de barco)

Prainha do Pontal do Atalaia (ao fundo a Praia do Farol – acesso só de barco)

Pontal do Atalaia: Confira algumas hospedagens



Booking.com

Pontal do Atalaia: 7 DICAS IMPORTANTES

Dica 1: Sugiro que passe o dia inteiro na praia. Chegue cedo para curtir o máximo que puder, porque vale a pena.

Dica 2: Na praia tem um comércio. Caso queira comer lá, tem barracas com açaí, churrasquinho, pizza, peixe, salgados e bebidas em geral. Também há vendedores de picolé, queijo coalho, dentre outros.

Algumas pessoas optam por levar isopor com sanduíches e biscoitos.

Dica 3: Algumas barracas oferecem cadeiras e guarda-sol. Eu costumo levar o meu guarda-sol e minhas cadeiras de praia.

Dica 4: Se você tem snorkel, é uma ótima oportunidade de usá-lo. A água é muito clara e tem muitos peixes. A olho nu já dá para ver vários.

Dica 5: Use muito protetor solar.

Dica 6: Leve óculos escuros. A água é muito clara e a areia muito branca. Ou seja, com toda essa claridade, melhor usar óculos escuros.

Dica 7: Se você tem alguma máquina fotográfica à prova d’água também é uma boa oportunidade para usá-la.

>> Leia também: Eco Resort Serra Imperial: curtindo o fim de semana

 

Recomendo essa praia. É muito linda! Não é todo dia que a gente encontra um lugar com águas cristalinas.

E você, já conheceu essa praia? Quais são as outras praias de Arraial do Cabo que você indica?

 

Comentários

Comentário

18 thoughts on “Pontal do Atalaia: paraíso em Arraial do Cabo

  1. Adorei esse dia!! Arraial realmente tem um azul especial.. A praia estava incrível, água cristalina! E a gente se divertiu muuuuuito!! kkkkk bjos!!

  2. Estive lá semana passada e realmente essa praia é tudo de bom. Água cristalina, ondas fracas. Para quem tem criança é ideal.
    Ao vivo é mais bonita que nas fotos.

  3. Olá, estou pensando em passar por lá na viagem q vou fazer p o Rj este fim de ano, mas estou com medo, pois vi mta gente falando q seus carros foram roubados … vc ja foi mais de uma vez, nunca viu nada disso por la, q hrs costuma ir embora? … seu post é o mais completo q ja vi.. Parabéns!!!

  4. Olá, obrigada pelo comentário!!
    Eu já fui algumas vezes à Prainha do Pontal do Atalaia (acho que 5 vezes) e nunca tive problema, nem vi nada estranho.
    Não sei se as pessoas falaram de roubo de carro no próprio Pontal do Atalaia ou se foi na cidade de Arraial do Cabo. Mas também eu nunca fiquei lá na praia até muito tarde, sempre fico até no máximo 16 -17 horas (no horário de verão).
    Eu nunca fiquei hospedada em Arraial do Cabo, por isso também não sei como é a cidade. Eu sempre fico em Búzios e reservo 1 dia para passar na Prainha do Pontal do Atalaia – faço ida e volta (Búzios – Arraial) no mesmo dia.
    Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, pode perguntar. 🙂

  5. Olá Vitor. Pelo Google Maps a distância está em 23 minutos (sem trânsito). Mas, como chegando ao Pontal do Atalaia a rua passa a ser de terra, pode ser que demore um pouquinho mais… Às vezes, em época de chuva, a estrada de terra fica com muito buraco, aí o carro vai bem devagar. Quando não chove, a estrada fica melhor, aí é mais rápido. Segue o link do caminho: https://www.google.com.mx/maps/dir/Praia+dos+Anjos,+Arraial+do+Cabo+-+RJ,+Brasil/R.+Pontal+do+Atalaia,+Arraial+do+Cabo+-+RJ,+28930-000,+Brasil/@-22.9718818,-42.0272158,15.25z/data=!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0x971960ceaf84c7:0x4519c10d184f49b6!2m2!1d-42.0206418!2d-22.965665!1m5!1m1!1s0x971939233aa899:0x17fe162da117bb2f!2m2!1d-42.0127386!2d-22.9859376?hl=pt-BR

  6. Boa tarde pessoal

    Já faz muitos anos que vou a região dos lagos nas férias de final de ano, ao menos uns 25 anos.

    Lembro quando pequeno desta praia e não existiam sequer degraus para facilitar a descida, mesmo assim já era uma de minha praias preferidas em Arraial.

    Para quem não conhece e estiver na região dos lagos, sugiro conhecer tenho certeza que não haverá arrependimento.

    Boas festas a todos.

  7. Rafael,
    Obrigada pelo comentário. Que legal que tem a oportunidade de sempre estar na Região dos Lagos!
    Eu também lembro da praia quando não existiam as escadas, fui em uma ocasião.
    Essa praia é maravilhosa, né! Um paraíso!
    Boas festas!!

  8. Olá, tenho uma viagem programado pro rio em abril, queria muito visitar o pontal do Atalaia fica muito longe? Abs

  9. Olá, Isabelle.
    A viagem do Rio de Janeiro para Arraial do Cabo dura em torno de 2 horas e 15 minutos – 2 horas e meia. O ideal seria dormir pelo menos uma noite na região para aproveitar.
    Abs.

  10. Olá César! Obrigada! A pé, a partir da Praia Grande, seria um pouco mais de 1 hora de caminhada, sendo que alguns trechos são de subida e descida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *