O Viajante

Ser um viajante é querer estar em vários lugares ao mesmo tempo. É aquela pessoa que acabou de chegar de viagem e já está pensando na próxima. É alguém que se não tem uma viagem marcada nos próximos meses, fica estranho e inquieto. Afinal, para o viajante, viajar que é a rotina e não uma forma de fugir dela.

Se viajar é rotina, já deu para perceber que não existem dias iguais na vida de um viajante. Ele não gosta de fazer tudo da mesma maneira. Tem que experimentar coisas novas, sejam lugares, comidas e amizades. Num dia ele quer fazer trilhas, no outro ir à praia. Às vezes dá vontade de ir a uma festa, outras vezes um piquenique no parque é a pedida. Ora está nas montanhas, ora no litoral. Ora num vilarejo histórico, ora num grande centro urbano.

O viajante entende que o mundo é infinito, que para conhecer todos os lugares ele vai precisar de outras vidas. Isso o deixa nervoso. E é por isso que ele não pode perder tempo. Tem que viajar, tem que estar em movimento.

Um viajante é desprendido. Não se apega a coisas materiais e sim a experiências. Conhecer e vivenciar culturas diversas é o que mais valoriza. Ele olha uma roupa linda e quando vê o preço já converte logo em viagens: “Essa camisa vale uma diária de pousada naquela cidade que quero conhecer”. “Esse carro do ano vale o preço de uma viagem internacional irada”. É assim que funciona a cabeça de um viajante. Tudo gira em torno de viajar.

O viajante também é flexível e facilmente adaptável. Aliás, depois de conhecer tantos lugares e culturas diferentes, ele aprendeu que rigidez não é a melhor forma de se viver. O segredo é adaptar-se, mudar sempre que for preciso.

Mesmo estando em sua cidade natal, o viajante viaja. Ele vai explorar todos os cantos de seu município. Pontos turísticos? Já foi em todos. Mais de uma vez. Não se cansa. Gosta disso. De colecionar momentos. Colecionar lugares. Colecionar paisagens. Colecionar emoções.

Por falar em cidade natal, o viajante não está preso a ela. Por ser adaptável, ele moraria em qualquer canto do planeta. O legal é experimentar. Se tiver que passar alguns meses ou anos em outros lugares, ele vai feliz da vida. Afinal, viajar o faz sentir-se vivo. Inclusive, é normal um viajante se sentir em casa em diversas cidades por aí. Ele acaba se sentindo um cidadão do mundo e não de um só lugar.

Quer deixar um viajante feliz? Peça dicas de viagens para ele. O seu rosto vai se iluminar. Ele vai te dar várias dicas, torcendo de verdade para que você tenha as mesmas experiências maravilhosas que ele teve. O viajante é assim. Quer que todas as pessoas viajem. Que todos aproveitem o planeta maravilhoso em que nascemos. Aliás, quando algum amigo do viajante viaja, parece que ele viaja junto. Gosta de ver as fotos e curtir o momento de seus amigos.

O viajante é sonhador. Está sempre fazendo planos. Mas também é focado e coloca seus planos em prática. Planos de viagem, é claro. Os planos são sempre esses.

Enquanto lê esse texto, o viajante relembra os melhores lugares que já visitou. E depois de lê-lo, lá vai o viajante, sempre inquieto, procurar um novo lugar para viajar.

Comentários

Comentário

5 thoughts on “O Viajante

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *