Fundação José Saramago: dica imperdível em Lisboa

Todos que me conhecem sabem o quanto eu amo ler. Tenho uma lista de escritores favoritos e o português José Saramago está no meu top 10. Em 2014, fui a Portugal e visitei a Fundação José Saramago, que fica em Lisboa. Foi emocionante! 🙂

Já li alguns livros do Saramago e posso indicar os que eu mais gostei: Ensaio sobre a cegueira, Ensaio sobre a lucidez, As intermitências da morte, O conto da ilha desconhecida, Objecto quase, O homem duplicado, Memorial do Convento e As pequenas memórias. Estou com “A caverna” na pilha de livros para ler, já me disseram que é muito bom. Tenho certeza de que entrará para a lista de favoritos.

Os livros do Saramago são escritos de uma forma particular (além de estarem em português de Portugal). Geralmente um único parágrafo pode durar 2 páginas e esse parágrafo gigante pode conter narrativa, diálogo… Ou seja, tem que ter muita atenção para ler, ou então vai ficar lendo a mesma página várias vezes. O primeiro livro dele que eu li foi Ensaio sobre a cegueira. Foi na época do burburinho sobre o filme. No início achei estranho, mas logo na décima página eu já tinha me familiarizado com a escrita e fui me apaixonando por esse jeito particular do Saramago. Quando eu terminei Ensaio sobre a Cegueira, fiquei perplexa. Precisei de uma semana para me recuperar do soco no estômago (quem leu sabe o que estou falando, o livro passa uma mensagem que nos faz refletir muito). Resolvi encarar o Ensaio sobre a lucidez (li me deliciando com cada página. Ele é um gênio!). E foi aí que me envolvi completamente e virei compulsiva pelos livros dele.

Fiquei muito triste quando ele morreu. Tenho essa lembrança até hoje, foi durante a Copa do Mundo de 2010. A seleção portuguesa entrou de luto em campo. Foi uma grande perda para o mundo. Saramago nos ensinou muito e continua a ensinar, principalmente pelos seus livros.

Fundação José Saramago

Em 2014, eu estava a caminho de Portugal e coloquei a Fundação José Saramago nos meus planos. Eu ia ficar alguns dias em Lisboa e estava muito empolgada com a ideia de conhecer a Fundação.

A sede da Fundação José Saramago está muito bem localizada, pertinho da Praça do Comércio e do Arco da Rua Augusta. Fica na Rua dos Bacalhoeiros. O local abre de segunda a sábado, das 10 às 18 horas (sendo a última entrada às 17:30h) e a visita custa 3 euros.         

O prédio da Fundação José Saramago

O prédio da Fundação José Saramago

A sede da Fundação funciona como um museu, onde tem a exposição sobre a vida e obra de Saramago. Gente, é indescritível a sensação de visitar a Fundação! Para quem é fã, é um lugar que precisa ser visitado. Assim que entrei lá, já comecei a chorar de emoção. Sou dessas… 🙂

Fundação José Saramago

Fundação José Saramago

Nas escadas da Fundação aparecem várias frases do Saramago. Adorei essa ideia das frases nos degraus.

Frase de José Saramago

photo 25

photo 27

Vários livros do escritor ficam expostos na Fundação. É muito livro!

photo 28

Fica passando na TV a cerimônia em que o Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. O prêmio também está lá!

photo 29

Para quem leu “Memorial do Convento” e, assim como eu, se apaixonou pela personagem Blimunda, vocês sabiam que existe uma revista chamada Blimunda?? Eu não sabia. Descobri lá.

photo 31

Mais uma surpresa: estava tendo uma exposição temporária em homenagem a Jorge Amado.

photo 33

Exposição em homenagem a Jorge Amado

Exposição em homenagem a Jorge Amado

photo 34

Passei um pedaço da minha tarde na Fundação. Foi tão agradável! Depois de explorar cada cantinho, comprei várias coisas na livraria: postal, ímã, marcador de livro, o dvd “José e Pilar”.

Se você é fã de Saramago ou já leu algum livro dele e gostou, não deixe de visitar a Fundação José Saramago quando estiver em Lisboa. Vale muito a pena. 🙂

Leia também: 8 livros para quem ama viajar

Comentários

Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *