8 livros para quem ama viajar

Duas paixões que tenho na vida: viagens e livros. Então não preciso falar de como é maravilhoso ler um livro que de alguma forma mencione o tema viagem ou lugares para onde quero viajar.

Montei uma listinha com 8 livros que vão fazer os leitores viajar durante a leitura. Espero que gostem 🙂

1- Um ano na Provence

O livro é escrito por um inglês (Peter Mayle) que, junto com sua esposa, larga tudo e se muda para a Provence, na França. A Provence é uma região famosa por seus vinhos e lindos campos de lavanda. Um lugar que parece tirado de um conto de fadas. O casal inglês comprou um imóvel na região e se mudou para lá. Ai que chato, né! hahahaha

Achei excelente a ideia de como o livro foi feito. Cada capítulo é um mês do ano, relatando assim, como foi o primeiro ano do casal nessa região.

Para quem já foi à Provence, vai poder matar as saudades. E, para quem ainda não foi, vai dar aquela vontade. De qualquer maneira, viajar para a Provence por meio de um livro é uma excelente ideia, não acham? 🙂

2- O Símbolo Perdido

Famoso livro do escritor Dan Brown, é mais uma história em que o protagonista é o professor de Harvard Robert Langdon. No livro, Langdon é convidado a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos, em Washington DC. Quando chega lá, descobre que caiu numa armadilha, que na verdade, seu amigo que o havia convidado foi sequestrado e ele precisa ajudar a salvar seu amigo.

O livro fala muito sobre a maçonaria e revela muitas coisas interessantes sobre a capital norte-americana.

Li “O Símbolo Perdido” alguns dias antes de viajar para Washington DC. Posso dizer que boa parte do meu roteiro de viagem foi montado com base no livro.

3- Um Lugar na Janela

Livro de crônicas de Martha Medeiros, em que ela escreve sobre algumas viagens que já fez e suas experiências. Os lugares são os mais diversos, desde o Deserto do Atacama até o Japão. Martha Medeiros conta o que vivenciou em cada lugar e quais foram suas impressões.

Eu adoro ler as crônicas da Martha Medeiros e quando soube deste livro sobre viagem, não pensei duas vezes, comprei! E amei! 🙂

4- Comer, Rezar, Amar

Esse livro foi uma verdadeira febre na época em que foi lançado no Brasil. Conheço muita gente que leu “Comer, Rezar, Amar”. Mas se você ainda não o leu, não sabe o que está perdendo: é um excelente livro sobre viagens!

Escrito por Elizabeth Gilbert, o livro conta sobre a decisão corajosa que a autora tomou: largar tudo e passar um ano de sua vida viajando. Nos capítulos sobre “Comer”, ela está se deliciando na Itália. A parte do “Rezar” se passa na Índia, meditando. E os capítulos do “Amar” se passam em Bali (Indonésia) onde ela conhece um brasileiro (sim, um brasileiro!) e vive uma linda história de amor.

O livro é tão legal, que assim que a gente termina de ler, dá vontade de fazer as malas e viajar. Super recomendo!

5- 45 Dias na Europa com o Sr. Darcy

Para quem ama o livro “Orgulho e Preconceito” da Jane Austen, o “45 Dias na Europa com o Sr. Darcy” será um deleite.

Livro escrito pela brasileira Moira Bianchi, é uma releitura moderna, em que os personagens vivem nos dias de hoje. Elizabeth Bennet é brasileira e tem um blog de viagem (alguém se identifica? hehehe) e o Mr. Darcy continua sendo o ricaço inglês que mora em Pemberley, mas o negócio da família é outro, uma rede de hotéis. Já deu para perceber que esse casal vai viver seus encontros e desencontros pelo mundo, não é? Cenários na Holanda, Itália, Grécia, Brasil, Inglaterra. Um encanto para os amantes de Jane Austen e, claro, os amantes de viagens. E aí, que tal viajar com esse casal apaixonante?

Obs: Mesmo se você nunca leu “Orgulho e Preconceito”, não há problema algum. O livro é uma história independente e não precisa ter lido Jane Austen para entender e acompanhar o enredo.

6- Mil Dias em Veneza

Os três últimos livros que vou indicar são da escritora Marlena De Blasi: Mil Dias em Veneza, Mil Dias na Toscana e A Doce Vida na Úmbria.

Marlena De Blasi é americana, morava nos Estados Unidos, é chef e crítica gastronômica. Em uma de suas viagens a trabalho para a Itália, ela conheceu Fernando, um veneziano e os dois se apaixonaram. Marlena então resolveu largar tudo e se mudar para a Itália. Eles se casaram e ela passou um tempo na cidade mais romântica do mundo, Veneza. “Mil Dias em Veneza” nos conta como foi essa experiência.

Atenção: esse livro não é só para quem gosta de viajar, mas também para quem gosta de comer. Marlena, por ser uma excelente chef, nos apresenta a muitas receitas. É de dar água na boca!

7- Mil Dias na Toscana

Após passar Mil Dias em Veneza, Marlena e Fernando resolvem cair na estrada. Se apaixonam por um vilarejo na Toscana, alugam uma casinha de pedra e pronto, temos o livro “Mil Dias na Toscana”.

Particularmente é o meu livro favorito dos três. Me diverti muito com Marlena, Fernando e o pessoal do vilarejo. Amei as experiências do casal desbravando a Toscana e nos apresentando a várias tradições locais.

Atenção: este é mais um livro que vai te dar vontade de comer muito hahahaha

8- A Doce Vida na Úmbria

No terceiro livro da série, Marlena e Fernando, enquanto estavam na Toscana, foram para a região da Úmbria na cidade de Orvieto e descobriram uma casa que foi um antigo salão de baile. Resolveram alugar o imóvel e se mudar para lá. Em “A Doce Vida na Úmbria”, Marlena nos conta essa história e como é morar nessa pequena cidade.

Adorei conhecer um pouco sobre os costumes locais e sobre a região. Gostei tanto que quando viajei para a Itália em 2013 fui para Orvieto e, acreditem se quiser, conheci a própria Marlena De Blasi num encontro emocionante.

É isso, galera. Espero que gostem da listinha. E fiquei à vontade para indicar outros livros. Leitores compulsivos, como eu, agradecem 🙂

Leia também: 10 filmes para quem ama viajar

Comentários

Comentário

2 thoughts on “8 livros para quem ama viajar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *