Vlaeykensgang: vila medieval em Antwerpen, Bélgica

Antwerpen é uma linda cidade na Bélgica. Já escrevi em um post anterior sobre as principais atrações da cidade. Uma delas é a Vlaeykensgang, uma vila que transborda história.

O nome é bem difícil de pronunciar, eu até agora não descobri como se fala essa palavra enorme e tão estranha para nossa língua portuguesa. Mas o lugar é uma fofura.

É uma vila medieval datada do período dos séculos 15 e 16. Como falei no post sobre Antwerpen, essa vila histórica ficou largada por um tempo, mas logo despertou interesse e foi restaurada conservando as características da época. Nós somos eternamente gratos por isso! A vila é um charme, tem muita história para contar. Seria uma pena se ficasse abandonada e mal conservada.

Vlaeykensgang: onde fica

Vlaeykensgang fica no número 16 da rua Oude Koornmarkt, pertinho da Grote Markt.

Eu tive bastante dificuldade para encontrar essa vila. Eu estava sem chip no celular e, portanto, sem internet. Pesquisei no Google antes de sair para a rua, salvei fotos do mapa e mesmo assim, quando cheguei no lugar fiquei meio perdida. Passei diversas vezes pela porta sem perceber. Como estava sem internet, eu não conseguia atualizar o Google Maps para ver se eu estava perto ou longe. Então mostro aqui para vocês a localização para ficar mais fácil. 🙂

Quando eu finalmente encontrei a entrada, descobri o motivo de eu ter ficado perdida. A vila é tão escondida que passa despercebida. Eu estava esperando encontrar uma rua, mas na verdade é um portão que leva a uma ruela tão pequena, que você nem percebe que se trata de uma vila. Eu estava procurando uma rua, mas na verdade eu deveria ter procurado um portão.

Placa na entrada da vila

Placa na entrada da vila

 

Vlaeykensgang: motivos para conhecer

Geralmente, quem visita Antwerpen não conhece Vlaeykensgang. Primeiramente, por não ser tão divulgado. Segundo, porque realmente é um lugar camuflado, a entrada é difícil de perceber.

Mesmo não sendo tão conhecida, é uma vila charmosa que remete a uma época antiga, cerca de cinco séculos atrás!

A visita é gratuita. A vila é bem pequena, então o tour é super rápido. O lugar está tão pertinho das principais atrações de Antwerpen, que não tem desculpa para não visitá-lo.

A seguir vou mostrar as fotos dessa vila.

Vlaeykensgang: entrando na vila

Vlaeykensgang: entrando na vila

A vila

A vila

A vila é um charme

A vila é um charme

Feliz da vida conhecendo a vila

Casas fofas em Vlaeykensgang

Casas fofas em Vlaeykensgang

A vila: repare lá no fundo da foto a entrada da vila

A vila: repare lá no fundo da foto a entrada da vila

Adoro casas floridas!

Adoro casas floridas!

Vila fofa

Vila fofa

A vila é cheia de becos

A vila é cheia de becos

Puro charme

Puro charme

Muitas casas ficam no basement (porão)

Muitas casas ficam no basement (porão)

Basement

Basement

Conhecendo esse lugar dá para se ter uma ideia de como as pessoas viviam nos séculos 15 e 16. A fachada está muito bem conservada e o interior reformado. Em alguns momentos a gente consegue visualizar o interior de algumas casas pela janela.

Gostei bastante de conhecer essa vila medieval. Além de ter sido uma viagem no tempo, rendeu ótimas fotos. Foi uma ótima experiência. Recomendo! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Vlaeykensgang: vila medieval em Antwerpen, Bélgica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *