Porto – Portugal: 8 atrações imperdíveis

Uma das principais cidades de Portugal é o Porto. Ela fica no norte do país e está a cerca de 3 horas de distância da capital Lisboa. Muitas pessoas costumam ficar hospedadas em Lisboa e fazer um bate-volta do Porto, mas eu sugiro pelo menos passar uma 1 noite na bela e antiga cidade portuária.

O post de hoje vai dar dicas sobre 8 lugares interessantes para conhecer no Porto.

Porto: bela cidade

Bela cidade

Porto: o que fazer

1- Livraria Lello

Está na lista das livrarias mais lindas do mundo. Um lugar que faz você se transportar no tempo ou se imaginar num filme de fantasia ao estilo Harry Potter. Já deu para perceber que é incrível né? Sim, é sensacional! Se você passar no Porto, não deixe de parar no endereço da Rua das Carmelitas 144. Garanto que não vai se decepcionar. Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta: de 10h às 19h30
Sábado: de 10h às 19h
Domingo: de 11 às 19h

Uma observação: quando eu fui, durante o horário comercial da livraria era proibido tirar fotos em seu interior. Infelizmente eu não pude tirar as fotos… Mas já fiquei sabendo que agora você paga 3 euros para entrar na livraria e tirar fotos. Aqui está o site da Livraria Lello.

Livraria Lello

Livraria Lello

Na frente da livraria Lello

Entrada da livraria Lello

2- Catedral da Sé

Linda e antiga catedral com uma bela vista para o rio Douro (um dos rios mais importantes de Portugal). A catedral começou a ser construída no século XII e é enorme. Vale a pena a visita.

Catedral da Sé - Porto

Catedral da Sé

3- Ribeira

A parte mais famosa do Porto é a região que beira o rio Douro. Ali estão vários restaurantes e lojas, um lugar super movimentado e muito agradável para passear.

Praça da Ribeira

Praça da Ribeira

Ribeira

Ribeira

Vista da Praça da Ribeira: Ponte de D. Luís

Vista da Praça da Ribeira: Ponte de D. Luís e Rio Douro

Ribeira do Porto

Ribeira do Porto (à direita fica o Rio Douro)

4- Ponte D. Luís

Uma das pontes mais famosas de Portugal, ela liga a cidade do Porto ao município de Vila Nova de Gaia, passando em cima do rio Douro. Sugiro atravessar essa ponte a pé e passear pela cidade de Vila Nova de Gaia, onde além de curtir o visual do Porto, dá para comprar e degustar vinhos.

Ponte de D. Luís vista da cidade de Vila Nova de Gaia

Ponte de D. Luís vista da cidade de Vila Nova de Gaia. Ao fundo, a cidade do Porto

Ribeira do Porto vista da cidade de Vila Nova de Gaia

Ribeira do Porto vista da cidade de Vila Nova de Gaia

Muitos lugares em Vila Nova de Gaia para degustar e comprar vinhos

Muitos lugares em Vila Nova de Gaia para degustar e comprar vinhos

5- Estação Ferroviária de São Bento

Mesmo que você não ande de trem em Portugal, vale a pena visitar essa estação. O paredão de azulejo é sensacional!

Estação Ferroviária

Estação Ferroviária

Azulejos da estação

Arte com azulejos

6- Andar pelas ruas da cidade

A cidade do Porto é super antiga e tem cada rua mais charmosa que a outra. Vale a pena andar um pouco por suas ruelas e apreciar a arquitetura. Duas ruas interessantes da cidade para conhecer: Avenida dos Aliados e Rua Santa Catarina.

Avenida dos Aliados

Avenida dos Aliados

Pelas ruas da cidade

Pelas ruas da cidade

7- Igreja de S. Ildefonso

Igreja enorme com fachada de azulejo. Em Portugal, várias igrejas e capelas possuem fachada de azulejo, essa é uma das mais bonitas do Porto.

photo 8

8- Torre dos Clérigos

É a torre da Igreja dos Clérigos construída no século de 1700. Quando foi construída, era o prédio mais alto de Portugal. Um dos principais símbolos da cidade do Porto.

Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos

Espero que tenham gostado das dicas. A cidade é lindíssima e com muita história para contar. Quem visitar Portugal, não pode perder essa oportunidade. 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

3 thoughts on “Porto – Portugal: 8 atrações imperdíveis

  1. Essas dicas são essenciais. Adorei. Portugal realmente é uma delícia. A adorada “terrinha” como dizem os portugueses. E todos nós brasileiros nos sentimos mt bem acolhidos. Mas eu não conheci essa livraria. Da próxima vez que estiver por lá, vou visitá-la com certeza. Obrigada pela dica, Renata.

  2. Também adoro Porto!! Essa livraria é linda e histórica. Vale a pena conhecer numa próxima oportunidade. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *