Ponta do Pai Vitório: paraíso escondido em Búzios

Muitas pessoas frequentam Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, lindo balneário na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Porém, poucos visitantes conhecem ou já ouviram falar da Ponta do Pai Vitório. O post de hoje vai dar dicas sobre esse paraíso escondido em Búzios.

Ponta do Pai Vitório: onde fica

A Ponta do Pai Vitório não é tão conhecida, pois fica um pouco afastada do centro de Búzios. Normalmente as pessoas se concentram nas regiões da Rua das Pedras (e arredores) e na Praia de Geribá. O que fica fora dessa região acaba saindo do radar dos turistas. Isso acaba tornando a Ponta do Pai Vitório mais charmosa ainda. Um lugar intocado, escondido e lindo! Quer mais motivos para visitar esse paraíso? 🙂

A Ponta do Pai Vitório fica no final da Praia Rasa. Veja o mapa a seguir com a seta sinalizando o local.

Ponta do Pai Vitório: como chegar

A forma mais rápida de chegar ao local é ir de carro até a Praia Rasa e depois fazer uma caminhada de dez a vinte minutos no máximo. Como a Praia Rasa é muito extensa, o ideal é ir de carro até onde for possível chegar. Veja aqui no Google Maps o local ideal para estacionar o carro na Praia Rasa.

Chegando ao local

Chegando ao local

Onde estacionamos o carro

Onde estacionamos o carro

Após estacionar o carro, é preciso andar um pouco pelas areias da praia (de 5 a 10 minutos de caminhada) até chegar às pedras.

Praia Rasa (ao fundo a Ponta do Pai Vitório)

Praia Rasa (ao fundo a Ponta do Pai Vitório)

Assim que chegar às pedras são mais 5 minutos de caminhada (10 minutos dependendo do ritmo).

Caminhando pelas pedras

Caminhando pelas pedras

Caminhando pelas pedras

Caminhando pelas pedras

A caminhada é super tranquila, mas tem que tomar cuidado para não dar topadas nas pedras. Eu sou meio estabanada, quem também for, vai entender meu recado… 🙂

Ponta do Pai Vitório ao fundo

Quase chegando lá. Ponta do Pai Vitório ao fundo

Dica importante: Não vá quando a maré estiver muito cheia. Pode ser perigoso! Quando a maré enche, a água sobe nas pedras e estas ficam escorregadias…

A Ponta do Pai Vitório marca o final da Praia Rasa. Como fica depois das pedras, ela fica vazia e não desperta tanto interesse. Mas é muito LINDA! A prainha formada entre as pedras e a Ponta do Pai Vitório é um charme. Quando eu fui, ela estava com algas. Mesmo assim estava muito linda. Às vezes a Praia Rasa fica com algas, depende do dia.

Cheguei!

Cheguei!

Ponta do Pai Vitório: o mirante

O passeio não parou por aí. Existe um mirante que possibilita uma visão sensacional da Ponta do Pai Vitório. Para chegar ao mirante é preciso fazer uma trilha complicadinha. Portanto, se você não gostar de trilhas e de aventuras, é melhor nem tentar subir. A trilha é escorregadia e perto de uma ribanceira. Eu fui de chinelo. Aliás, as Havaianas estão aprovadas! Resistiram muito bem! Hahahahaha. Mas acho que de tênis seria melhor. Mesmo assim, dá para ir de chinelo caso não queira ficar carregando peso (como foi o meu caso).

A trilha é rápida, 10 minutinhos. É só subir o morro que fica em frente à Ponta do Pai Vitório.

Trilha

Trilha

Trilha

Trilha

Trilha pelas plantas

Trilha pelas plantas

Depois de passar pelas plantas, o resto é pelas pedras

Depois de passar pelas plantas, o resto é pelas pedras

Subindo

Subindo (a melhor forma de fazer a trilha é usando as mãos também… hehehehe)

Chegando ao mirante

A trilha perto da ribanceira

A vista sensacional

Sensacional

Mirante com vista perfeita

Mirante com vista perfeita

Ponta do Pai Vitório

Ponta do Pai Vitório e o final da Praia Rasa

Lindo!

Lindo!

O visual

O visual

Ainda dava para subir mais, só que optamos por ficar naquela parte mesmo, porque estávamos de chinelo e a subida é escorregadia. Ficamos sentados nas pedras admirando a vista. À esquerda da Ponta do Pai Vitório, o mar estava repleto de tartarugas e ficamos lá de cima contemplando o cenário. Eu AMO tartarugas, são tão fofas!

Além de subir o mirante, dá para ficar ali na praia curtindo praticamente uma “praia particular”. Mesmo sendo feriado, o local estava super tranquilo com pouquíssimas pessoas!

É um passeio que recomendo muito. 🙂

Leia também:

>> Onde Comer em Búzios

>> Praia da Foca Búzios

>> 5 praias para conhecer em Búzios

>> Pontal do Atalaia: Paraíso em Arraial do Cabo

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

2 thoughts on “Ponta do Pai Vitório: paraíso escondido em Búzios

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *