Pantanal, um dos lugares mais incríveis do Brasil

Sou uma pessoa que ama estar em contato com a natureza, portanto um dos lugares que eu tinha muita vontade de conhecer era o Pantanal. Surgiu a oportunidade e em agosto de 2013 visitei o Pantanal mato-grossense (importante falar que a região do Pantanal está tanto no estado de Mato Grosso como no de Mato Grosso do Sul, cada região com suas particularidades). Gostei tanto dessa viagem que em novembro de 2013 retornei ao mesmo lugar.

Impressionante como cada um dos momentos em que estive no Pantanal foram experiências completamente diferentes. O Pantanal é uma caixinha de surpresas, você nunca sabe o que vai encontrar. Podemos ver: onças, antas, jacarés, tamanduá, ariranha, capivara, cervo, pássaros de todas os tipos, é uma riqueza sem igual. Em agosto é a época em que os Ipês estão floridos, diversos Ipês rosas pela vegetação.

Lindos Ipês

Já em novembro, a vegetação está mais verde. A melhor época para ir ao Pantanal é de junho a outubro, porque é o período de seca. Em época de cheia, os rios aumentam muito o nível. Quando fomos no início de novembro, a estação de cheia ainda não tinha chegado, então tivemos uma estadia tão incrível quanto em agosto. Portanto, início de novembro também é uma boa época. Na estação de cheia, inclusive algumas pousadas não abrem.

Ambas as vezes fiquei hospedada quatro dias na mesma pousada: Pousada Rio Claro, que fica localizada no KM 42 da Transpantaneira, estrada que corta o Pantanal de Mato Grosso. Fui de avião para Cuiabá, de lá alugamos um carro e seguimos para a cidade de Poconé, onde tem o início da estrada Transpantaneira, uma estrada não asfaltada e que requer atenção ao dirigir, já que é o trajeto de muitos aninais e, portanto, é preciso atenção para preservá-los. Vale ressaltar a importância de alugar um carro de grande porte, pois se cair uma chuva a estrada fica com muita lama e o risco de atolar é grande.

Transpantaneira

Atenção, caso você esteja na Transpantaneira e veja centenas de jacarés, não se assuste. Ao final da viagem você já estará completamente acostumado com a presença de jacarés. Se você tiver medo, provavelmente no final da viagem, você não terá mais. A foto abaixo foi tirada enquanto estávamos na Transpantaneira a caminho da pousada.

Alguns dos inúmeros jacarés

A pousada tem uma ótima estrutura, quartos com ar condicionado, restaurante (com café da manhã, almoço e jantar), piscina, e até wi-fi disponível no salão de jogos. Além disso, tem diversos passeios que a diária da pousada cobre, como passeio de barco no Rio Claro, andar a cavalo e passeio de jipe no final de tarde e início da noite.

O passeio de barco é muito legal e sempre uma surpresa. A gente vê jacaré, tucano, ariranha, tuiuiú, iguana, macaco, gavião, etc etc etc… E ainda fica escutando aquele silêncio maravilhoso típico de quando você está em contato com a natureza. Os únicos barulhos são do motor do barco e dos animais.

Passeando de barco: mais jacaré    Pássaros de todas as cores

Rio ou espelho?    Natureza perfeita

O céu do Pantanal é outra coisa incrível, é cada cor maravilhosa, um espetáculo. Colecionei fotos de pôr do sol de lá. Cada uma mais linda que a outra. Foto abaixo é a que eu mais gosto: final de tarde com um céu dando show e um pássaro chamado tuiuiú passeando na beira do lago.

Final de tarde espetacular

Também vimos a famosa arara azul, que ficou mais famosa depois da animação “Rio”e “Rio 2”, com o personagem Blue.

Arara azul

Outro passeio de tirar o fôlego foi o que fizemos para ver onça. Fomos até o final da transpantaneira (a cerca de 100 Km da nossa pousada). É bastante chão, então acordamos às quatro horas da manhã e seguimos caminho. É preciso atenção redobrada ao dirigir de noite nessa estrada. Várias vezes tivemos que parar para esperar uma família de capivara ou um coelhinho atravessarem. Andar nessa estrada além de ser uma aventura é um encanto. É tão legal ver os animais em seu habitat natural. No meio do caminho também nos deparamos com uma cena bizarra. Um cavalo morto perto da beira da estrada, fedendo muito, vários urubus por perto. Depois, conversando com moradores locais, descobrimos que foi uma onça que tinha atacado o cavalo.

Ao chegarmos ao Porto Jofre, alugamos um barco para fazer o passeio em que a probabilidade de ver onça é altíssima, quase 100% certo que alguém vai ver uma onça se fizer esse passeio. Alugamos o barco por 8 horas, com uma pessoa guiando. A gente vai descendo o Rio Cuiabá e passamos perto da fronteira do Mato Grosso com Mato Grosso do Sul. Depois de quase duas horas no barco, a gente começa a entrar por aqueles riozinhos afluentes, que vemos nos mapas das aulas de geografia. É uma experiência incrível.
A primeira onça foi avistada depois de estarmos 2 horas passeando de barco. Foi muito legal, porém ela estava com cara de poucos amigos e entrou na mata. Seguimos em frente para continuar a busca. Uma hora depois encontramos outra onça. Essa estava sentada na beira do rio com aparência de cansada pois respirava muito rapidamente. O guia disse que com certeza ela tinha acabado de caçar e comer, por isso estava cansada e sentou na beira do rio para fazer digestão. Portanto, ela iria ficar um bom tempo lá, o que para nós seria um deleite. O que fizemos? O guia ancorou o barco e ficamos lá admirando aquele animal enorme, mas que no fundo parece só um gatinho grande. Tão lindo! Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida.

A onça descansando

Portanto, o que tenho a dizer sobre o Pantanal é: Recomendo muito essa viagem! Encontrar os animais se comportando de forma tão natural em seu habitat é algo que nos emociona, faz repensar em muitos pontos da vida. A gente volta outra pessoa, muito mais consciente da importância de preservar a natureza.

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Pantanal, um dos lugares mais incríveis do Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *