Orvieto: vilarejo fofo na Itália

Já ouviu falar na cidade de Orvieto? É uma vila localizada na Úmbria, região ao lado da Toscana, com várias casinhas de pedra e ruelas charmosas.

Geralmente, as pessoas costumam conhecer mais a região da Toscana, que por sinal é lindíssima! Porém, bem coladinha na Toscana está a Úmbria, região igualmente linda.

Uma cidade interessante para conhecer na Úmbria é Orvieto.

Orvieto, Úmbria

Orvieto, Úmbria

Como despertei o desejo de conhecer Orvieto

Eu li o livro “A Doce Vida na Úmbria” da escritora Marlena De Blasi, onde ela relata como foi se mudar para Orvieto e morar numa casa que era um antigo salão de baile. O livro me despertou curiosidade em relação à cidade, que pelas descrições da Marlena parecia ser puro charme.

Então, quando eu estava na Itália, aproveitei para conhecer Orvieto, mesmo que rapidinho. Eu estava em Roma e ia para Florença de carro. No caminho, resolvi parar em Orvieto e explorar um pouco a cidade. Aliás, acabou sendo um momento inesquecível, porque eu conheci a escritora Marlena de Blasi. Foi incrível!

Orvieto: como chegar

A distância entre Roma e Orvieto é de cerca de 100 quilômetros.

Eu fui de carro, mas há também a opção de ir de trem.

De carro,  demora 1 hora e 40 minutos. De trem, um pouco mais de 1 hora.

Para chegar à cidade é preciso subir uma pequena serra (para quem vai de carro). Para quem vai de trem, quando sair da estação, há uma funicular que leva para a parte alta da cidade.

Foto da cidade de Orvieto no alto da serra

Foto de Orvieto no alto da serra

Conhecendo a cidade

Após subir a serra, estacionamos o carro numa praça e fizemos tudo caminhando. Como há muitas ruelas onde carro não é permitido, a melhor forma de conhecer a cidade é a pé mesmo.

A melhor dica é: ande bastante e explore cada ruazinha.

Lindas ruelas

Lindas ruelas

Casas fofas

Casas fofas

Como pode ser visto na foto acima, Orvieto é repleta de pequenos túneis que levam a diferentes ruas. Várias casinhas são de pedras e bem floridas. Uma graça! 🙂

IMG_3551

Passeando pela cidade

Passeando pela cidade

Uma das praças para se conhecer é a Piazza del Popolo, onde fica o Palazzo del Popolo. Esse foi o palácio do Capitano del Popolo, um dos homens mais influentes da Itália durante a Idade Média. Hoje ele funciona como um local de eventos importantes. Apesar de não estar aberto à visitação, vale a pena conhecer o prédio por fora e a praça onde ele fica (inclusive há feira na praça aos sábados e quintas no período da manhã. Fica a dica!).

Palazzo del Popolo

Palazzo del Popolo

Lindas casas em Orvieto

Lindas casas em Orvieto (e mais túneis)

IMG_3595

Outro praça famosa na cidade é a Piazza della Repubblica, onde fica o Palazzo Comunale (a prefeitura). Nessa praça também está uma igreja fofa chamada Chiesa di Sant’Andrea.

Palazzo Comunale

Palazzo Comunale

A praça mais famosa da cidade é onde fica a catedral principal, o Duomo di Orvieto.

Duomo

Duomo

Duomo

Duomo

É bom consultar o horário de abertura da catedral no site. Quando eu fui, infelizmente, o Duomo estava fechado.

Praça do Duomo

Praça do Duomo

Perto da praça do Duomo há um mirante. Como Orvieto fica no alto de uma serra, a vista para os campos da Úmbria é espetacular.

IMG_3570

IMG_3584

Outro passeio interessante para fazer na cidade é visitar as grutas. Sim, há diversas cavernas por lá, quase uma cidade embaixo da cidade. Eu não pude fazer esse passeio, pois precisava partir para Florença, porém ficou aquele gostinho de quero mais. Um dia voltarei lá e conhecerei as cavernas. 🙂

Leia também: Sestri Levante – lindo balneário na Itália

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Orvieto: vilarejo fofo na Itália

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *