Nazaré: vila charmosa em Portugal

Provavelmente você já viu algum vídeo (ou ouviu falar) do surfista brasileiro Carlos Burle surfando uma onda gigantesca (as maiores ondas do mundo). Também é provável que você tenha visto o acidente que a Maya Gabeira sofreu ao surfar uma onda gigante. Essas histórias foram passadas em Nazaré, uma pequena vila portuguesa que em determinada época do ano recebe surfistas em busca das ondas assustadoramente grandes. O post de hoje fala sobre essa vila.

Nazaré: vila em Portugal

É uma vila portuguesa que fica a 1 hora e 25 minutos de carro de Lisboa (ao norte de Lisboa). Nazaré é um charme, onde você encontra várias casinhas clarinhas e ruas estreitas.

Também possui uma praia, a Praia de Nazaré, que atrai muitos banhistas no verão. Existe também outra praia, a Praia do Norte, que é a famosa praia das ondas gigantes.

Fui para lá no verão europeu, portanto fora da temporada de ondas gigantes. O mar estava tranquilo, principalmente na Praia de Nazaré, que acaba sendo muito procurada no verão. A temporada das ondas gigantes normalmente começa em meados de novembro.

Passei somente uma manhã e o início da tarde na cidade. Eu estava indo do Porto para Lisboa e parei no meio do caminho em Nazaré para conhecer a região.

Nazaré: o que fazer

Cito aqui uma listinha de atrações interessantes na vila: (1) conhecer as ruas da cidade; (2) a Praia de Nazaré; (3) o Farol de Nazaré; e (4) a Praia do Norte.

1- Conhecer as ruas da cidade

A cidade possui várias casinhas brancas e clarinhas. As ruas são bem estreitas. É uma fofura só! 🙂

Ruas em Nazaré

Ruas e casas

Praça em Nazaré

Praça

Vale a pena andar por entre as ruas e reparar nos detalhes.

2- Praia de Nazaré

É a praia mais usada pelos banhistas e turistas. No verão não tem onda, então dá para nadar nas águas do Oceano Atlântico.

A praia possui um grande paredão de pedra, que dá uma beleza única ao local. Nesse paredão de pedra que fica o Farol de Nazaré.

Praia de Nazaré

Praia de Nazaré e o paredão de pedra

Praia de Nazaré

Feliz da vida!

Praia de Nazaré

Praia de Nazaré

3- Farol de Nazaré

Os vídeos que mostram os surfistas naquelas ondas gigantes sempre mostram o famoso Farol de Nazaré. Algumas pessoas acompanham a saga dos surfistas de ondas gigantes no farol, o que já deve ser uma grande aventura (O farol fica muito perto das ondas do mar).

Como eu visitei a cidade em época de poucas ondas, não vivi essa aventura, mas já deu para perceber o tamanho do susto que deve ser acompanhar as ondas gigantes ali do farol. No farol há uma foto tirada durante a época de ondas gigantes. A impressão é de que o farol fica pequeno perto das ondas…

Vale muito a pena visitá-lo, pois ele por si só já é interessante e ainda proporciona uma vista incrível.

Chegando no Farol

Chegando no Farol

No Farol de Nazaré (imagina em dia de onda gigante?)

No Farol de Nazaré (imagina em dia de onda gigante!)

No Farol de Nazaré

No Farol de Nazaré

Vista do Farol de Nazaré

Vista do Farol para a Praia de Nazaré a suas casinhas claras

Vista do Farol de Nazaré para a Praia do Norte

Vista do Farol para a Praia do Norte

4- Praia do Norte

É a famosa praia que possui algumas das maiores ondas do mundo e recebe os surfistas que buscam surfá-las e bater o recorde mundial.

Como meu tempo estava corrido, não pude ir até essa praia, mas a conheci a partir da vista do Farol de Nazaré.

Praia do Norte (foto tirada enquanto eu estava no Farol de Nazaré)

Praia do Norte (foto tirada enquanto eu estava no Farol)

Fiquei com vontade de voltar lá na temporada de ondas grandes. Deve ser algo diferente e inusitado. Quem sabe um dia? 🙂

E você, já conheceu essa vila portuguesa? Conte-nos como foi a experiência. Abraços e até a próxima!

Leia também: Dica para o verão em Portugal – Sagres, Algarve

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Nazaré: vila charmosa em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *