Museu Nemo em Amsterdam: diversão garantida!

O Museu Nemo, em inglês chamado de Nemo Science Museum, é um museu de ciência bastante interativo, o que torna a experiência super divertida.

Eu já tinha visitado os principais museus de Amsterdam (Rijksmuseum, Van Gogh Museum e a Casa de Anne Frank) e queria ir a algum outro museu. Comentei com uns holandeses que eu estava pensando em ir ao Museu Nemo e eles disseram que era para crianças. Fiquei então na dúvida, mas eu e minha amiga decidimos ir ao museu mesmo assim. Não nos arrependemos. Adoramos o museu!! Sinceramente, não achei só para crianças. Achei válido para todas as idades!! 🙂

Museu Nemo: onde fica

Fica localizado perto da Estação Central de Amsterdam (15 minutos de caminhada). Veja aqui o caminho.

Para chegar ao museu, passamos por uma ponte.

Ponte para chegar ao Museu Nemo, ao fundo

O horário de funcionamento é de terça a domingo de 10 horas da manhã até às cinco e meia da tarde.

O preço é 16,50 euros. Para crianças até 3 anos, a entrada é gratuita.

Não achei o preço barato, mas achei que valeu a pena. Aproveitei bastante o museu!

Museu Nemo: a experiência

Assim que você entra, tem a bilheteria e uma loja de souvenir. Logo mais à frente tem um conjunto de lockers para você guardar alguma coisa que não queira ficar carregando. Como fui no inverno, deixei meu casaco, cachecol e gorro lá dentro.

Conjunto de lockers

Em seguida, fui curtir o museu (que tem 3 andares!!).

É um museu de ciência que te ensina várias coisas na prática. O museu ensina sobre o ar, o som, a visão… É muito legal!

Tudo está escrito tanto em holandês quanto em inglês, então, se você sabe um pouco de inglês vai conseguir entender. Lá tem wifi liberado, qualquer coisa é só acessar o tradutor pelo celular.

Como o museu é interativo, as atrações são feitas para tocarmos, escutarmos, ou seja, participar de alguma forma. Assim, a gente acaba aprendendo alguma coisa sobre aquela experiência.

Experiência com bola de sabão

O 3o andar é dedicado para adolescentes com partes falando sobre puberdade e outros assuntos íntimos. Achei bem legal como os holandeses lidam de forma aberta com esses assuntos. Também tem algumas atrações típicas de pré-adolescentes e adolescentes, como um simulador de direção (foto abaixo) e aquelas máquinas de música e dança, em que a pessoa fica pulando em cima dos quadrados certos para pontuar.

Outra atração legal é uma de ilusão de ótica onde em um ponto do cômodo você fica pequenininho e no outro fica gigante.

Além das atrações normais do museu, em determinado momento aparecem pessoas que trabalham lá para mostrar experimentos científicos. Eu vi experimentos muito interessantes envolvendo o ar. Um deles foi o seguinte: colocou-se dentro de um recipiente um marshmallow. Depois foi retirado todo o ar de dentro do recipiente e o marshmallow ficou gigante. Quando devolveram o ar ao recipiente, o marshmallow encolheu e ficou num tamanho menor que o original. Vários outros experimentos foram feitos. Foi bem legal!

Enfim, me diverti muito no museu. Fiquei lá durante 4 horas!! Havia pessoas de todas as idades: famílias com crianças, adolescentes, adultos. Acho válido para todas as idades, principalmente se você se interessar por ciência.

Espero que tenham curtido a dica! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

2 thoughts on “Museu Nemo em Amsterdam: diversão garantida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *