Museu de Instrumentos Musicais em Bruxelas

Bruxelas, a capital da Bélgica e da União Europeia, possui diversas atrações incríveis como já escrevemos em alguns posts. Além da comida deliciosa, existem museus super interessantes. Um deles é o Museu de Instrumentos Musicais, um prédio com alguns andares dedicados a instrumentos diversos (vários que a gente nem sabia que existia).

Museu de Instrumentos Musicais: onde fica

O museu fica na Rue Montagne de la Cour 2, pertinho do Magritte Museum e Mont des Arts. O horário de abertura é de terça a sexta de 9:30 horas às 17 horas  e sábado e domingo de 10 horas às 17 horas. Comprando online o ingresso sai por 8 euros, mas dá para comprar na hora também (foi o que eu fiz).

O prédio é lindíssimo. Ele chama atenção por ser diferente. É um convite para entrarmos e conhecer seu interior. 🙂

Museu de Instrumentos Musicais

Museu de Instrumentos Musicais

Museu de Instrumentos Musicais: o que esperar

Confesso que o museu me surpreendeu positivamente. Eu não tinha grandes expectativas, achei que fosse contar alguma história sobre alguns instrumentos, mas é muito mais que isso.

Assim que você entra, logo no térreo, você recebe um fone de ouvido conectado a um aparelho. Nesse aparelho você vai digitar o número do instrumento musical que você quiser para ouvir as músicas tocadas por ele e descobrir o tipo de som que o instrumento musical toca. E prepare-se: são mais de 100 instrumentos musicais distribuídos pelos andares do prédio. Pode parecer cansativo (e é! hahahaha), mas é muito agradável passar uma manhã (ou tarde) ouvindo aquelas músicas todas. São instrumentos típicos de vários países e tem cada instrumento mais diferente que o outro.

Teremim

Teremim

Eu já tive a oportunidade de assistir a um show onde o músico tocava Teremim. É um instrumento interessantíssimo! Ele é eletrônico e é tocado sem contato físico! Isso mesmo, o músico não encosta no aparelho para tocá-lo.

img_7900

Fiquei completamente apaixonada pelo instrumento da foto acima. O som que ele faz é lindo!

img_7912

img_7903

img_7905

Toots Thielemans e sua famosa gaita

Toots Thielemans e sua famosa gaita

img_7934

Detalhe importante: no rooftop do museu, há um restaurante com vista panorâmica para a cidade. Ideal para relaxar e curtir o visual.

Se você ficar em Bruxelas por pouco tempo (1 ou 2 dias), acho que não dá tempo de conhecer o museu, pois há outras atrações obrigatórias (a não ser que você seja uma pessoa realmente apaixonada por música e instrumentos). Mas se ficar em Bruxelas por mais tempo, vale conhecer.

Eu realmente adorei o Museu de Instrumentos Musicais! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *