12 lugares para conhecer em Lisboa

Lisboa, a capital portuguesa, é uma cidade lindíssima, repleta de atrações e com muita história para contar. Vale a pena dedicar alguns dias para visitá-la.

Montamos uma lista de 12 lugares para conhecer em Lisboa, considerando as principais atrações e a proximidade entre elas. É um roteiro otimizado, mas que engloba lugares imperdíveis da capital portuguesa.

12 lugares para conhecer em Lisboa

1 – Praça do Comércio e Rua Augusta

A Praça do Comércio é a principal de Lisboa. Ali ocorrem alguns eventos da cidade e é onde ficam prédios de alguns órgãos do governo. Está localizada às margens do Rio Tejo, famoso rio português. É parada obrigatória para todos que estão conhecendo Lisboa.

Praça do Comércio - Lisboa

Praça do Comércio – Lisboa

Praça do Comércio - Lisboa

Praça do Comércio – Lisboa

A Praça do Comércio fica perto da Rua Augusta. Na verdade, a Rua Augusta começa na Praça do Comércio. Logo no início da rua está o Arco da Rua Augusta, que é o “portão de entrada”. A Rua Augusta é somente para pedestres e possui diversas lojas e restaurantes. Ali também tem uma padaria deliciosa com vários doces e salgados fresquinhos (o pastel de nata é sensacional!).

O Arco da Rua Augusta e ao fundo a Praça do Comércio

O Arco da Rua Augusta e ao fundo a Praça do Comércio

Ao longo da Rua Augusta, você vai passando por várias ruazinhas que a cortam. Os destaques vão para a arquitetura dos prédios dessas ruazinhas e para os bondinhos que ficam passando e são um charme!

Fofura

Fofura

Andando pela Rua Augusta, você também vai passar pelo Elevador Santa Justa.

Elevador

Elevador

Se a fila estiver tranquila, é legal subir nesse elevador, pois tem uma vista linda. Mas, se a fila estiver quilométrica (às vezes a demora é de 1 hora no mínimo), é melhor seguir caminho e deixar o elevador para outra oportunidade (a não ser que você tenha bastante tempo para visitar a cidade de Lisboa).

2- Praça do Rossio

Ao caminhar até o final da Rua Augusta, você vai chegar até a Praça do Rossio. São 15 minutos de caminhada. A praça também é chamada de Praça de D. Pedro IV, inclusive a estátua no centro da praça é de D. Pedro IV. A praça é linda, possui diversas árvores e no seu entorno existem restaurantes e outros comércios.

Praça do Rossio

Praça do Rossio

Trem próximo à Praça do Rossio

Trem próximo à Praça do Rossio

Perto da praça também está a lindíssima Estação de trem do Rossio. Vale a pena conhecer, mesmo que você não pegue nenhum trem por lá. A arquitetura é sensacional!

3- Estátua de Fernando Pessoa

A estátua do famoso poeta português Fernando Pessoa fica na Rua Garrett 120, no bairro do Chiado. Esse bairro está pertinho da Rua Augusta e do Elevador Santa Justa. O bairro do Chiado é muito fofo, com várias lanchonetes, restaurantes e cafeterias. Vale a pena dar uma voltinha pelo bairro e curtir o clima.

Estátua de Fernando Pessoa

Estátua de Fernando Pessoa

4- Bairro Alto

Próximo ao bairro do Chiado está o Bairro Alto. É a parte alta da cidade, cheia de ladeira e com uma vista sensacional para a parte mais baixa. Vale a pena visitar o Miradouro de Santa Catarina. Dele dá para ver até o Castelo de São Jorge.

Miradouro de Santa Catarina

Miradouro de Santa Catarina (no alto dá para ver o Castelo de São Jorge)

5- Andar de bonde

Vale muito a pena andar de bonde pelas ruas históricas de Lisboa. Eu peguei um bonde que tinha uma parada no Castelo de São Jorge. Fui apreciando a vista até lá, foi bem legal! 🙂

Um bonde famoso da cidade é a linha 28 que passa em diversos pontos turísticos. Este site lista os horários e paradas da linha 28.

Linha 28 de Lisboa

Linha 28 de Lisboa

6- Miradouro de Santa Luzia

Subindo em direção ao Castelo de São Jorge você passa pelo Miradouro de Santa Luzia. Dá para ir a pé a partir da Praça do Comércio (é uma boa caminhada e ainda por cima subida, mas dá para ir) ou pegar o bonde (inclusive a linha 28 passa por lá). Esse mirante é lindo e tem vista para o Rio Tejo.

Miradouro

Vista do Miradouro de Santa Luzia

Miradouro de Santa Luzia

Vista do Miradouro de Santa Luzia

7- Catedral da Sé de Lisboa

Em direção ao Castelo de São Jorge também está a Catedral da Sé de Lisboa. Fica a 5 minutos a pé do Miradouro de Santa Luzia. A catedral é enorme!

Catedral da Sé de Lisboa

Catedral da Sé de Lisboa

A linha 28 passando

A linha 28 passando

8- Castelo de São Jorge

Parada obrigatória para quem está em Lisboa. Fica no alto da cidade, tem uma vista sensacional!

O castelo é riquíssimo em história, já tendo sido fortaleza militar e palácio de nobres.

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

Vista do Castelo

Vista do Castelo

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

9- Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerônimos fica no bairro de Belém e é uma das construções mais lindas que eu já vi na vida. Confira aqui um post que escrevemos dedicado somente ao mosteiro.

Mosteiro dos Jerônimos

10- Pastel de Belém

Os pastéis de nata são os mais famosos doces de Portugal. Eu sou apaixonada por eles. Em várias padarias e restaurantes do país essas delícias são vendidas fresquinhas e quentinhas. Apesar de muitas pessoas chamarem todos os pastéis de nata de pastéis de belém, a história é que somente uma padaria em Lisboa pode chamá-los assim, pois possui o direito de usar esse nome. Nenhum outro estabelecimento pode utilizar o nome pastel de belém e é por isso que todos o chamam de pastel de nata.

A famosa padaria dos originais pastéis de belém fica no bairro de Belém, quase ao lado do Mosteiro dos Jerônimos. A padaria é enorme e sai pastel de belém toda hora (todo minuto para ser mais precisa hahahahaha). Portanto, é parada obrigatória!

Pastel de Belém

Pastel de Belém

11-Padrão dos Descobrimentos

É um monumento em homenagem a todos que participaram dos descobrimentos portugueses. Fica localizado no bairro de Belém, pertinho do Mosteiro dos Jerônimos (apenas 10 minutos) e às margens do Rio Tejo.

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos

12- Torre de Belém

A Torre de Belém é uma das construções mais famosas de Portugal. Fica a apenas 15 minutos a pé do Padrão dos Descobrimentos, uma caminhada agradável ao longo das margens do Rio Tejo. Antigamente, a torre era um forte de defesa da cidade e foi considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Caminhada até a Torre de Belém

Caminhada até a Torre de Belém

Torre de Belém

Torre de Belém

Eu amei Lisboa, é uma das minhas cidades favoritas! Espero que curtam o post! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *