Houseboat Museum: conhecendo uma casa-barco em Amsterdam

Amsterdam é uma cidade conhecida por ter vários canais e barcos. Além dos barcos para passeio nos canais, existem diversos barcos que estão ancorados e presos no canal e são casas… isso mesmo, casas! São as charmosas casas-barco! Para acabar um pouco com a curiosidade de ver uma casa-barco por dentro, fui a um museu chamado Houseboat Museum (Museu da Casa-barco, em inglês).

Houseboat Museum: Museu da Casa-barco

O Houseboat Museum é um museu localizado próximo à Casa de Anne Frank na região central de Amsterdam. O museu fica na esquina da rua Prinsengracht com a Elandsgracht (ancorado no canal da Prinsengracht).

Houseboat Museum

A gente passa por essa pontezinha para entrar na casa-barco

Na varanda da casa-barco (à esquerda fica a porta para o interior da casa)

Na varanda da casa-barco (ao fundo, outra casa-barco)

O Houseboat Museum é bem pequeno, a visita é rápida (pode durar até 1 hora) e a entrada é 4,50 euros. Na minha opinião, é um museu bem interessante, pois você tem a oportunidade de conhecer o interior de uma casa-barco e saber um pouco da história da casa.

Ao entrar, você se depara com a lojinha de souvenirs e com o balcão para comprar o ingresso. O museu também disponibiliza um panfleto contando a história da casa-barco que estamos visitando. A boa notícia é que o museu tem panfletos em português! 🙂

Lojinha

Lojinha

No panfleto tem um mapa do interior do Houseboat Museum e a descrição de cada cômodo. A casa é antiga, foi construída no ano de 1914. Inicialmente, ela foi utilizada como um barco cargueiro. Posteriormente, virou uma casa. Hoje é somente um museu.

Sala da casa-barco

Na sala

Quarto

Marca na parede mostrando a altura da água do lado de fora

No museu também existem algumas maquetes de casas-barco mostrando o interior. Achei as maquetes muito fofas!

Uma das maquetes

Também existe uma projeção de slides com fotos de casas-barco. As fotos mostram casas (novas e antigas) por dentro e por fora, mostram como se faz a manutenção e reforma das casas, dentre outras coisas. A projeção é super rápida (não dura nem 5 minutos). Vale conferir!

Projeção

Eu adorei o Houseboat Museum. Achei que valeu muito a pena! O museu é pequeno, a visita é rápida, o ingresso é barato e dá para entender um pouco como é viver numa casa-barco. Recomendo!

O horário de funcionamento é de 10 às 17 horas de terça a domingo (em julho e agosto o museu também abre segunda-feira). É bom consultar o site antes de planejar a visita, porque os horários e dias podem alterar de acordo com a temporada.

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *