Haarlem: cidade linda pertinho de Amsterdam

Haarlem é um linda cidade na Holanda e fica a apenas 15 minutos de trem de Amsterdam (saindo da Estação Central). A cidade tem museus, lindas ruas, lojas, um belo moinho e canais. Vale muito a pena conhecê-la. O post de hoje vai dar dicas sobre Haarlem.

Conhecendo Haarlem

Para chegar a Haarlem é muito fácil. Da Estacão Central de Amsterdam saem vários trens que param em Haarlem. A maior parte dos trens não tem Haarlem como destino final, apenas fazem uma parada na cidade. É só verificar qual passa pela Estação de Haarlem e pegar esse trem. Você pode comprar a passagem (pode comprar na hora) nos guichês ou então em várias máquinas de autoatendimento que ficam espalhadas pela estação. Nessas máquinas tem que pagar com cartão. Nos guichês dá para pagar em dinheiro. Ideal é comprar logo as passagens de ida e volta.

Chegando em Haarlem, a estação da cidade

Ao chegar em Haarlem, a primeira coisa que fizemos foi andar até a Grote Markt, que é a praça principal da cidade.

Aqui neste link do Google Maps eu coloquei o caminho que fizemos da estação de Haarlem até a praça. É uma caminhada de somente 10 minutos, mas pode demorar mais, porque a gente vai parando em várias lojas. Da Estação até a praça, nós passamos pelas ruas: Kruisweg, Kruisstraat e Barteljorisstraat.

Passeando em Haarlem: sentido Grote Markt

Paisagens que a gente encontra no caminho

Atravessando uma ponte para o outro lado do canal

Adoro essa arquitetura

Linda cidade!

Parando numa loja de queijos

Loja de chocolate belga: delícia!!

A Grote Markt é lindíssima! Na parte central da praça fica a Igreja de St. Bavo (que fica aberta de segunda a sábado de 10 às 17 horas e o preço de entrada é 2,50 euros).

Grote Markt

Igreja de St. Bavo

Grote Markt

Grote Markt

Grote Markt

Após conhecer a Grote Markt, fomos para o Museu Teylers, que fica pertinho da praça, a apenas 5 minutos de caminhada. Veja aqui a rota no Google Maps.

Passando atrás da Igreja St. Bavo. Indo para o museu

O Museu Teylers é o mais antigo da Holanda. A entrada custa 12,50 euros e fica aberto de terça a domingo.

Horários do museu:

  • De terça a sexta: de 10 às 17 horas
  • Sábado, domingo e feriado: de 11 às 17 horas.

O museu tem um pouco de tudo: história natural, astronomia, arte… É muito interessante! Eu adorei!

No museu tem uma Ametista do Brasil

O museu também possui um café com boas opções para lanche.

Após o museu, fomos dar uma volta pela cidade e passar pelo famoso Moinho chamado Molen De Adriaan.

Passeando pela cidade

O Moinho

Canal refetindo o Molen de Adriaan

É possível visitar o moinho. Os horários mudam de acordo com a época do ano, então é sempre bom consultar o site, que está neste link. Infelizmente nós não conseguimos pegar o moinho aberto, pois já estava tarde quando saímos do museu. É bom se programar para chegar em Haarlem cedo o suficiente para fazer tudo.

Durante as noites de inverno as ruas ficam iluminadas. Uma fofura!

Eu adorei conhecer Haarlem! É uma ótima opção de viagem bate e volta (ida e volta no mesmo dia), pois é super perto de Amsterdam.

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *