Grote Markt: principal praça em Antwerpen, Bélgica

Em post anterior, já falamos sobre a cidade de Antwerpen na Bélgica, mostrando uma lista das principais atrações. Uma delas é a Grote Markt, que em português significa “Praça Grande”. Na minha opinião, é o lugar mais lindo de Antwerpen. Neste post, iremos falar sobre esta praça.

Grote Markt

Grote Markt

Grote Market: como chegar

As principais atrações de Antwerpen são próximas umas das outras, o que facilita a vida do turista que pode andar a pé sem se preocupar com meios de transporte. Da estação central de trem (Antwerpen Centraal) até a Grote Markt são 22 minutos de caminhada. Segue a rota no Google Maps.

Conhecendo a Grote Markt

A Grote Markt é uma grande praça na cidade de Antwerpen. Nela não passam carros, as pessoas podem andar à vontade. Nesta praça estão prédios antigos com arquitetura medieval. Há restaurantes com mesas e cadeiras na calçada para você passar um momento agradável apreciando o visual. E também dá para ver a torre da Catedral de Nossa Senhora.

Grote Markt - ao fundo restaurantes e a torre da Catedral de Nossa Senhora

Grote Markt – ao fundo restaurantes e a torre da Catedral de Nossa Senhora

Grote Markt - restaurantes ao fundo

Grote Markt – restaurantes ao fundo

Grote Markt e seus prédios históricos

Grote Markt e seus prédios históricos

Restaurantes na Grote Markt

Restaurantes na Grote Markt

Grote Markt e ao fundo a torre da Catedral de Nossa Senhora

Restaurantes na Grote Markt e ao fundo a torre da Catedral de Nossa Senhora

Além disso, na Grote Markt ficam o prédio da Prefeitura da cidade (construído há 450 anos) e o famoso monumento chamado Brabo.

Prédio da Prefeitura

Prédio da Prefeitura e em frente ao prédio está o monumento Brabo

Monumento Brabo

Monumento Brabo visto por outro ângulo

Brabo é um monumento de um homem segurando uma mão. Esse monumento também é uma fonte onde sai água de várias partes, inclusive da mão que o homem segura. Brabo faz parte de uma lenda em que o herói (o próprio Brabo) cortou a mão de um gigante que costumava assombrar a cidade cobrando altos impostos e cortando a mão daqueles que não pagavam. Curiosidade: o nome de Antwerpen significa “jogar mão”, já que o gigante costumava jogar as mãos cortadas no rio da cidade. Acho interessante a cidade conservar essa lenda, que até inspirou o seu próprio nome.

Brabo, os restaurantes da Grote Markt e a torre da Catedral de Nossa Senhora

Brabo, os restaurantes da Grote Markt e a torre da Catedral de Nossa Senhora

Grote Markt

Grote Markt

Cada dia é uma surpresa nesta praça. Numa das vezes que passei por lá estava rolando um campeonato de arco e flecha. Achei sensacional! 🙂

Campeonato de arco e flecha

Campeonato de arco e flecha

O alvo

O alvo

Neste ano de 2015, fiquei sabendo que o prédio da Prefeitura fez 450 anos. A comemoração foi mais uma surpresa. Fizeram um tapete de flores na Grote Markt. O vídeo mostra como ficou o tapete de flores. LINDO! Infelizmente eu não estava em Antwerpen nesse período. Mas quem foi se deu bem! 🙂

Portanto, quem vai passar pela Bélgica e conhecer Antwerpen não pode deixar de visitar a Grote Markt.

Espero que tenham gostado da dica. Até a próxima! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

3 thoughts on “Grote Markt: principal praça em Antwerpen, Bélgica

  1. Essa cidade me parece linda. Ainda não tive o prazer de conhecê-la, mas qd puder irei. Gostei mt da dica. Obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *