Giethoorn: um conto de fadas na Holanda

Giethoorn é uma cidadezinha na Holanda que parece até cenográfica de tão linda! É a típica cidade para filmes baseados em contos de fadas!

Ela é super romântica e é conhecida por ser a Veneza holandesa, já que além de possuir canais por onde circulam barquinhos, não tem ruas para carros. Uma lindeza!

Giethoorn: onde fica

Giethoorn é uma pequena cidade no norte da Holanda, que fica a cerca de 120 km de distância da capital Amsterdam. No mapa abaixo, é possível ver Amsterdam e, mais ao norte à direita, Giethoorn, onde está o ponto vermelho.

Mapa da Holanda: distância entre Amsterdam e Giethoorn

Mapa da Holanda: distância entre Amsterdam e Giethoorn. Fonte: Google Maps

Giethoorn: como chegar

Eu fiz um bate e volta para Giethoorn enquanto estava viajando em Amsterdam. Fui e voltei no mesmo dia. É um pouco cansativo, mas a cidade é tão linda que vale a pena! Se você tiver tempo sobrando, pode tentar passar uma noite lá. Deve ser mágico! 🙂

Não há trem direto de Amsterdam para lá, então a gente tem que fazer baldeação. Também existe a opção de alugar um carro (cerca de 1 hora e meia de viagem), mas de trem não é muito caro e eu adoro apreciar a paisagem da janela sem precisar ficar olhando GPS e verificando o caminho e tal…

A cidade mais próxima de Giethoorn é Steenwijk, portanto temos que pegar um trem para lá a partir da Estação Central de Amsterdam.

Eu não comprei as passagens com antecedência. Fui para a estação de manhã cedinho e comprei na hora para o próximo horário. A viagem pode durar de 1 hora e 40 minutos até 2 horas e 20 minutos, dependendo da quantidade de paradas e do horário que você quer.

img_6236

Imagem da máquina para comprar ingressos na Estação Central de Amsterdam

Na imagem acima, estão as opções de trem para Steenwijk, os horários e locais de parada. O preço da passagem foi 21, 90 euros. Na primeira opção da foto, você pega o trem em Amsterdam, faz uma parada em Amersfoort para mudar de trem. Depois tem outra parada em Meppel para mudar novamente de trem e, por fim, chega ao final da viagem em Steenwijk. Na segunda opção, só há uma parada em Meppel para mudar de trem e, por fim, vai até o destino final. Na terceira opção, há duas paradas para mudar de trem, em Zwolle e Meppel, até chegar a Steenwijk. Dica importante: compre logo as passagens de ida e volta para garantir.

Mas calma que não parou por aí! Hahahahaha… Ir a Giethoorn é uma verdadeira missão!

Giethoorn fica a 7 quilômetros de Steenwijk. Portanto, assim que você chega na estação de trem de Steenwijk, precisa arranjar um jeito de ir a Giethoorn. Existem duas formas rápidas: ônibus ou bicicleta.

O ônibus é o de número 70 e você pode comprar o ticket na própria estação de trem de Steenwijk.

img_6415

A opção de ônibus é ótima e demora de 10 a 15 minutos.

Porém, como no dia em que fui para lá estava um lindo sol, resolvemos alugar uma bicicleta elétrica para curtir o passeio. O aluguel da bicicleta foi 15 euros (cada bike). O único ponto negativo de alugar a bike é que precisa seguir com o mapa pelo celular para não se perder… Ou então perguntar para as pessoas na rua qual é o caminho hehehehehe. Mas foi uma aventura bem legal! 🙂

Rua em Steenwijk

Rua em Steenwijk

Indo para Giethoorn de bike

Indo para Giethoorn de bicicleta

Andando de bike

Indo para Giethoorn de bicicleta

Casinhas fofas no meio do caminho

Casinhas fofas no meio do caminho

Ovelhas no caminho

Ovelhas no caminho

Quando você entra no vilarejo de Giethoorn, as ruas começam a ficar menores e não pode mais andar de carro. Só é permitida a circulação de pedestres e ciclistas. Mesmo assim, em algumas ruas fica um pouco difícil circular de bike, pois são estreitas e passa uma boa quantidade de turistas (principalmente no verão). Escolhemos um lugar apropriado para estacionar as bikes e fomos explorar a cidade a pé.

Casinhas fofas em Giethoorn

Casinhas fofas em Giethoorn

Em Giethoorn, além da linda arquitetura, as casas têm um jardim maravilhoso. Tudo feito com muito capricho.

img_6271

As pontes também são outro ponto alto da cidade. Por causa dos canais, existem várias pontezinhas para os pedestres poderem “atravessar as ruas”. Um charme!

img_6295

E aí, o que está achando dessa cidade fofa? No próximo post (veja aqui) vou mostrar com mais detalhes o que eu fiz em Giethoorn. 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

2 thoughts on “Giethoorn: um conto de fadas na Holanda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *