Formentera: ilha paradisíaca na Espanha

Em julho do ano passado, no verão europeu, fui para Ibiza – uma ilha que além de linda, tem as melhores festas de música eletrônica. Como já estava por ali, aproveitei para conhecer Formentera, ilha perto de Ibiza e que é muito badalada (provavelmente você já leu alguma notícia sobre alguém famoso curtindo uma praia em Formentera).

O motivo para Formentera ser tão procurada no verão? Suas águas CRISTALINAS!

É impossível não se deslumbrar com a beleza da ilha. Além da água surreal, as praias possuem areias claras, o que contribui para a perfeição do lugar.

Formentera e suas águas transparentes

Formentera e suas águas transparentes

Vou contar neste post a saga que passei para chegar a Formentera e dar dicas para você não entrar numa furada…

Formentera: a ilha

A Ilha de Formentera é um paraíso na Terra. Possui uma cultura muito forte de preservação ambiental, conseguindo manter a natureza intacta. Foi eleita Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O acesso à ilha se dá pelo mar. Não existe aeroporto em Formentera. A maneira mais comum de chegar lá é a partir de Ibiza, pegando um barco.

Se você estiver hospedado em Ibiza, dá para ir e voltar no mesmo dia de Formentera (o famoso “bate-volta”). Mas lá na ilha de Formentera também existem hospedagens e se você quiser passar mais tempo lá para explorar o local, essa é uma boa opção. Eu fiz a opção do “bate-volta” e acabei só conhecendo uma praia da ilha, a Playa de ses Illetes.

A Playa de ses Illetes

A Playa de ses Illetes – Formentera

Mas existem outras praias lá e também um farol que deve ser legal de conhecer.

As águas muito claras de Formentera se devem a uma característica própria da região. A ilha está rodeada de pradarias de posidonia, uma planta que lembra as algas. Com isso, além de criar todo um ecossistema embaixo das águas da ilha (sendo interessante para mergulho), ainda permitem que essas águas sejam cristalinas.

Formentera: como chegar

Vou contar a forma que usei para chegar à ilha de Formentera e o “perrengue” que eu passei… hehehe

Eu estava em Ibiza, hospedada nas proximidades da Playa d’en Bossa. Eu ainda não tinha ido ao Porto de Ibiza, portanto nem sabia que existia um barco especial que ia do Porto de Ibiza para a ilha de Formentera. Perto da Playa d’en Bossa havia várias empresas de passeio turístico, inclusive de passeio de barco pelas praias de Ibiza ou que levavam até Formentera. Optamos pelo Aquabus. O preço era tranquilo, cerca de 15 euros por pessoa. O trajeto seria de 45 minutos. Fechamos o passeio e nos encaminhamos para o porto da própria praia d’en Bossa.

Playa d'en Bossa - ponto onde embarcamos

Ponto onde embarcamos

Entramos no catamarã (que na minha opinião era mais um barco pequeno do que um catamarã) e logo quando eu entrei já estranhei o tamanho da embarcação, porque ao lado estava um barco gigantesco (o verdadeiro catamarã), que fazia o nosso barco do Aquabus parecer pequeno. Bateu uma preocupação, já que íamos pegar alto mar, mas deixei pra lá e relaxei.

O barco deu a partida e no início todos estavam felizes da vida. Quando começou a parte do mar aberto, a felicidade foi embora e todo mundo no barco ficou quieto. O barco balançava muito (muito mesmo!) e o trajeto demorou mais de 45 minutos. Preciso dizer que passei mal? Pois é, fiquei muito enjoada e não fui a única. Percebi que outras pessoas também estavam enjoadas. Foi bem tenso.

Quando cheguei ao porto de Formentera, decidi que não voltaria naquele barco de jeito nenhum. Comprei uma coca-cola (é incrível como a coca-cola sempre melhora o meu enjoo hahahahaha) e me restabeleci. Depois fui dar uma olhada no porto de Formentera e descobri que existe uma linha de barcos gigantes da empresa Baleària, que faz o trajeto Porto de Ibiza – Formentera. A saída é do porto oficial de Ibiza e não da Playa d’en Bossa. Claro que o preço era bem mais caro, paguei um pouco mais de 20 euros só o trajeto Formentera-Ibiza. Mas pelo que vi no site, se você comprar ida e volta e com um pouco de antecedência, consegue preços mais em conta.

Perdi o dinheiro que gastei no Aquabus (afinal, eu paguei ida e volta). Em compensação, comprei a passagem de volta pra Ibiza na Baleària e melhorei do enjoo após a Coca-Cola (não, esse post não é patrocinado pela Coca-Cola hahahahaha). Enfim, eu estava animada de novo e pronta para curtir uma praia na ilha paradisíaca 🙂

Pegamos um ônibus num ponto do porto de Formentera que nos deixou na Playa de ses Illetes. O ônibus tem horários definidos para sair e é importante decorar esses horários para você controlar a hora de sair da praia (caso você tenha que voltar para Ibiza no mesmo dia).

Formentera: a Playa de ses Illetes

É preciso andar um pouquinho do ponto de ônibus para a praia. Mas não é uma caminhada longa. Demora no máximo 10 minutos, dependendo da sua velocidade – minha velocidade foi reduzida, porque eu já fui fotografando tudo 🙂

A praia é muito linda! Não é à toa que Formentera é uma ilha badalada. A água clara deixa a gente hipnotizado. Difícil não ficar admirando aquele mar perfeito!

Praia muito linda

Praia muito linda

Formentera: paraíso

Formentera: paraíso

Agora sim, feliz da vida!

Agora sim, feliz da vida!

Também é legal fazer uma caminhada pela praia e conhecer outros cantos de Formentera a pé.

Existe um restaurante no canto da praia. Mas já aviso que a ilha é cara (assim como Ibiza). Então é preciso estar preparado para gastar dinheiro ou então levar alguma coisa para comer (sanduíches e frutas são boas opções).

De resto, é só curtir o visual incrível e relaxar.

Playa de ses Illetes

Playa de ses Illetes

Playa de ses Illetes - Formentera

Playa de ses Illetes – Formentera

Voltamos pelo barco da Baleària e a experiência foi ótima (demorou somente trinta minutos e não balançou nada!). Aliás, havia várias pessoas com malas fazendo a travessia, ou seja, quem fica hospedado em Formentera normalmente utiliza esse tipo de barco mesmo. Então essa é a dica de ouro. Utilizem o barco da Baleària e evitem, dessa forma, a cair nas “armadilhas de turistas”. Mas valeu a experiência. Em viagens, a gente acaba aprendendo muito e esse foi mais um momento de aprendizado. Os perrengues servem para isso e, é claro, para ter história para contar…

Recomendo muito que conheçam Formentera, uma ilha divina! 🙂

Leia também: 10 lugares para conhecer em Madrid

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

2 thoughts on “Formentera: ilha paradisíaca na Espanha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *