Dicas sobre o que comer na Bélgica

Bélgica é o país perfeito para quem gosta de comer, principalmente doces. Neste post irei dar dicas sobre o que comer na Bélgica quando estiver por lá e que você não pode deixar ao menos de experimentar.  🙂

Uma coisa que reparei é que os belgas, desde cedo, são incentivados a desenvolver o lado artístico. É comum conhecer belgas que tocam algum instrumento musical, por exemplo. Acho isso muito legal. E na gastronomia isso não poderia ser diferente. Os belgas são verdadeiros artistas no lidar com a comida. Cada coisa linda, gostosa, que dá até pena de comer, de tão bem feito.

O que comer na Bélgica:

Waffle

O país é conhecido por seus deliciosos waffles. Na minha opinião é o melhor waffle do mundo. E são super baratos.

Aqui no Brasil, as pessoas gostam de comprar picolé ou sorvete na casquinha e ir andando saboreando a casquinha. Na Bélgica funciona da mesma maneira com o waffle. São lojinhas e barraquinhas pelas ruas, você compra o waffle e continua seu passeio saboreando-o pelo caminho.

Tem todo tipo de waffle que você pode imaginar. Waffle com nutella, chocolate, chantilly, frutas. Tem também o waffle simples, que não tem cobertura. Até esse é maravilhoso. Eu adorava comer waffle no café da manhã. Em todas as cidades belgas vende o delicioso waffle. Além dos lugares específicos que vendem só isso, praticamente todos os restaurantes também têm essa delícia no cardápio, portanto também é uma sobremesa bastante pedida.

Vitrine

Vitrine

Típica loja de waffle

Loja de waffle

Comendo o waffle simples, sem cobertura

Comendo o waffle simples, sem cobertura, pelas ruas da Bélgica

Sobremesa em Bruges

Sobremesa em Bruges, Bélgica

Então, dou a seguinte dica: Coma waffle todos os dias! Porque quando você for embora da Bélgica, vai ficar arrependido e achar que deveria ter comido mais vezes. É sério, gente. Não tem waffle mais gostoso que o vendido lá!

Chocolate

Os chocolates belgas também são famosos. Não é à toa, eles são maravilhosos. Duas marcas belgas muito boas e que são caríssimas aqui no Brasil: Godiva e Guylian. Amo muito essas duas marcas.

Na Bélgica, tem loja da Godiva em cada esquina, principalmente nas cidades maiores como Bruxelas e Antwerpen. O chocolate Godiva custa muito caro até no free shop. Mas na Bélgica é muito mais barato e volta e meia eles fazem alguma promoção, do tipo: compre 3 barras e leve 4. Não pode deixar de comprar lá! É cada promoção de deixar a gente maluco de vontade de comprar tudo. E vale a pena! Como presente para família e amigos então, nem se fala! Se aproveitar essas promoções, vai dar um super presente. Já provei todos os sabores de barras da Godiva: chocolate ao leite, chocolate amargo, chocolate branco, chocolate com amêndoas, chocolate com caramelo e o meu preferido: chocolate com morango! Aliás, na loja também tem a fruta morango com calda de chocolate.

Chocolate Godiva

Chocolate Godiva – Fonte da foto

Outra marca belga famosa de chocolate é o Guylian, que é caríssimo aqui no Brasil. Não achei loja própria da marca na Bélgica, mas o chocolate é vendido em qualquer mercado ou lojas multimarcas de chocolate (Sim, enquanto aqui no Brasil temos diversas lojas multimarcas de roupas, na Bélgica tem diversas lojas multimarcas de CHOCOLATE!).

Aliás, a dica é entrar nessas lojas multimarcas de chocolate (vende Godiva, Guylian, dentre muitas outras marcas) e se esbaldar. Essas lojas vendem combo de caixa de bombom. Fazem promoção por combo, e tem combo que é de DEZ caixas de bombons! Para comprar presente é perfeito.

Guylian

Caixa de chocolate da marca Guylian

Além das lojas da Godiva, das lojas multimarcas e dos mercados (entre num Carrefour Express que você verá vários chocolates que aqui no Brasil só vendem em loja chique), existem também as marcas locais menos conhecidas no mundo, mas famosas na Bélgica. Uma delas é a Elisabeth Chocolatier. Em Bruxelas, tem loja Elisabeth em várias ruas. Às vezes na mesma rua tem duas lojas. Faça um favor a você mesmo e entre nessa loja. É cada coisa mais deliciosa que a outra. E toda hora tem degustação free de algum produto. E é tudo tão gostoso que mesmo degustando você acaba comprando. O que experimentei na loja e indico: barrinhas de chocolate, trufas de chocolate, torrone (dos deuses!), marshmallow com cobertura de chocolate. Até os biscoitos da marca são maravilhosos (recomendo o de amêndoas). Tem uma loja pertinho da Grand Place que tem suspiros enormes e com chocolate. Não provei, mas a loja vive cheia. Deve ser uma delícia.

Elisabeth Chocolatier

Elisabeth Chocolatier – marca belga

Além dessas marcas, existem vários outras. Bélgica é o país do chocolate. Tem muita loja, inclusive lojas super chiques, onde o chocolate é exposto como se fosse uma joia ou obra de arte. Vale a pena explorar cada loja e comprar um pouquinho de cada uma.

Como sou apaixonada por chocolates, vou dar uma dica: Coma chocolate todos os dias! Depois do almoço reserve um espaço para a sobremesa. Vá um dia na loja Godiva outro dia na Elisabeth, outro dia compre um Guylian. E, por favor, compre para trazer para o Brasil. Se você não trouxer, vai se arrepender. Pode trazer um estoque e fique saboreando pelo próximo mês. 🙂

Biscoito

Outra dica importantíssima. Não sei se você conhece a marca belga de biscoito JULES DESTROOPER. É uma marca que aqui no Brasil vende em alguns mercados e é bem cara. Mas se você vai para a Bélgica, é a oportunidade perfeita para experimentar essa marca. Qualquer mercado vende. Entre num Carrefour Express e se esbalde. Juro! É deliciosa! A minha marca de biscoito preferida. O biscoito amanteigado é divino. Os com cobertura de chocolate também. Já provei diversos sabores e é difícil eleger o melhor. Como presente também é uma boa dica. As pessoas vão amar!

Biscoito amanteigado

Biscoito amanteigado

Esses dois também são deliciosos

Esses dois também são deliciosos

Macaron

Todo mundo sabe que Paris é a terra do macaron. Mas como a Bélgica está logo ali do lado, também possui lojas incríveis de macaron. Uma loja que gostei muito foi a Darcis Chocolatier (além dos chocolates, vende macarons deliciosos). A Galler Chocolateir também é famosa.

Batata frita

Ainda não se sabe a origem da batata frita, mas uma das hipóteses é que tenha sido na Bélgica. Na cidade de Bruges tem até um museu dedicado à batata frita.

Em Bruxelas, por exemplo, existem algumas lojas que só vendem batata frita. Algumas não têm nem lugar para sentar. É a mesma filosofia do waffle: você compra a batata e continua seu passeio turístico comendo-a pelo caminho.

Mexilhões

Um prato que você encontra em todos os restaurantes belgas é o chamado Moules et Frites, em português: mexilhões com batatas fritas. Repare só: em qualquer restaurante sempre tem alguém comendo mexilhões.

Eu confesso que não ligo muito para essa iguaria. Nunca acordei com o desejo de comer mexilhões hahahahaha. Mas, é claro que estando lá na Bélgica, eu tive que experimentar pelo menos um dia. Pedi um espaguete com frutos do mar, pois como não ligo muito, pelo menos teria o espaguete para comer também hehehehe.

Se o seu caso é outro e você gosta de mexilhões, então aproveite. Você está no lugar certo para pedir esse prato.

Espaguete com frutos do mar

Espaguete com frutos do mar

Le Pain Quotidien

O Le Pain Quotidien é uma rede belga de padarias, que tem filiais espalhadas pelo mundo. Aqui no Brasil tem quatro filiais em São Paulo. Existem diversos produtos orgânicos, todos bem feitos e saborosos.

O espaço também é lindo. Além das mesas individuais para quem quer ter privacidade, há mesas enormes, chamadas mesas comunitárias, onde pessoas que não se conhecem podem se conhecer.

Eu amo essa padaria. Sempre que a encontro em algum lugar (mesmo fora da Bélgica) faço questão de visitá-la. É ideal para tomar um café da manhã reforçado ou lanchar. Também tem opções e almoço, como salada e quiche. Os pães são maravilhosos e de todos os tipos que você pode imaginar. Quem gosta de pasta de amendoim (eu amo!), a deles é divina. Peça uma cesta de pães com manteiga, geleia, pasta de amendoim e calda de chocolate. É muito bom!

Padaria maravilhosa

Padaria maravilhosa na Bélgica

Vocês devem estar lendo tudo isso e se perguntando: Ué, e a cerveja? Cadê? Realmente a Bélgica também é conhecida pelas suas cervejas. São tantas e tantos lugares onde você pode comprá-las, que resolvemos fazer um post especialmente para elas. 🙂

E você, já foi para a Bélgica? Tem alguma dica sobre o que comer e onde comer lá?

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.