Dica para o verão em Portugal: Sagres, Algarve

Este post é dedicado a um lugar imperdível para quem vai a Portugal no verão europeu: Sagres, na região de Algarve.

Fui a Portugal no ano passado, 2014. Encontrei um casal de amigos meus que mora em Lisboa e eles perguntaram qual seria nosso roteiro. Falamos que estávamos interessados em conhecer a região de Algarve (região de lindas praias!), mas que ainda não sabíamos exatamente por quais cidades nós percorreríamos. Eles foram taxativos: Vocês precisam conhecer a Praia do Beliche em Sagres! E foi assim que adicionamos esse paraíso ao nosso roteiro.

Sagres

Sagres está localizada na região de Algarve, que fica no sul de Portugal. Sagres fica na ponta esquerda de Algarve, ao olhar no mapa.

A região de Algarve é muito famosa por suas lindas praias e formações rochosas. Sagres é uma dessas belezas típicas de Algarve, mas não é tão visitada, quanto Lagos e Faro, por estar na ponta do mapa, ou seja, mais distante das outras praias da região.

Sagres é uma pequena vila, que além da beleza natural das praias, tem uma característica mais selvagem. Possui uma formação rochosa impressionante. Pedras altíssimas próximas ao mar. A formação rochosa lembra um pouco as chapadas brasileiras.

Formações rochosas na Praia do Beliche, em Sagres

Formações rochosas na Praia do Beliche, em Sagres

Nós não ficamos hospedados em Sagres. Alugamos um carro em Lisboa com destino à região de Algarve. Fomos para Lagos, mas antes passamos para conhecer Sagres. E adoramos! Vale a pena ficar um final de semana nessa vila. Mas como estávamos com o cronograma apertado, nós só passamos a manhã e o início da tarde no local. A viagem de carro Lisboa – Sagres demora cerca de 3 horas e meia, sendo que a estrada é muito boa.

Praia do Beliche – Sagres

A Praia do Beliche é diferente das praias que eu estou acostumada a frequentar. É de uma beleza única! Fica cercada por um paredão de rochas. Lá é tudo muito grande, muito esplendoroso, deixa a gente com aquela cara que toda criança faz assim que vislumbra os parques da Disney pela primeira vez. É surpreendente!

Como Sagres possui uma grande formação rochosa, a praia fica lá embaixo de todo esse paredão de pedra. Então temos que descer as escadas para chegar até a Praia do Beliche.

Praia do Beliche, Sagres

Praia do Beliche, Sagres

Escadas de acesso à praia

Escadas de acesso à praia

Praia do Beliche, Sagres. Muito linda!!

Praia do Beliche, Sagres. Muito linda!!

Os paredões de rocha na Praia do Beliche

Os paredões de rocha na Praia do Beliche

Esses paredões são típicos das praias da região de Algarve

Esses paredões são típicos das praias da região de Algarve

A Praia do Beliche é muito linda. Por causa das pedras, possui uma aparência mais rústica e selvagem. Adoro praias assim! Possui barracas de praia, mas muitos levam suas próprias coisas. Por ter uma grande faixa de areia, as pessoas ficam bem distribuídas ao longo da praia, garantindo a privacidade.

Martinhal – Sagres

Além da Praia do Beliche, fomos conhecer outra praia da região: Martinhal. Essa praia é mais escolhida por famílias com crianças, pois além das águas serem mais calmas, não precisa descer as escadas para chegar até ela. A praia do Martinhal fica mais próxima das casas da região, sendo mais fácil a locomoção para quem está hospedado em Sagres.

Nessa praia também há um restaurante, possibilitando a conveniência de almoçar na própria praia. Foi o que fizemos. Almoçamos na praia do Martinhal e curtimos um pouco a praia.

Martinhal, Sagres

Martinhal, Sagres

Martinhal, Sagres

Martinhal, Sagres

Martinhal, Sagres - praia muito frequentada por famílias com crianças

Martinhal, Sagres – linda praia!

Como ainda tínhamos que dirigir até Lagos (outra cidade de Algarve), tivemos que nos despedir de Sagres, mas com aquela sensação de estar partindo muito cedo. Fizemos uma promessa: voltaremos lá para aproveitar a região com mais calma.

Mas fica a dica para quem estiver em Portugal durante um período de sol e tempo bom: conheça Sagres. É um lugar  simpático e acolhedor, com belezas naturais de deixar qualquer um de queixo caído. 🙂

Leia também: Nazaré – vila charmosa em Portugal

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

4 thoughts on “Dica para o verão em Portugal: Sagres, Algarve

  1. Nossa, q lugares lindos!!! Amo praia e paradisíacas assim, sem palavras!.. As fotos são lindíssimas e mostram uma beleza natural preservada e respeitada pelo povo, né?! Adorei! Lembra realmente trechos do Nordeste brasileiro. Um paraíso! Não conhecia essa região. Com certeza será incluída no roteiro da minha próxima ida a Portugal! Amo esse país!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *