Coimbra: cidade universitária portuguesa que vale conhecer

Está com viagem marcada para Portugal? Então inclua no seu roteiro a cidade de Coimbra. É uma cidade universitária com muitas casinhas lindas naquele estilo português, muitas ruelas fofas (inclusive as famosas ladeiras) e aquela comida boa que Portugal sabe oferecer.

Coimbra: onde fica

Localizada numa região central de Portugal, Coimbra está ao norte de Lisboa e ao sul do Porto. De carro ou de trem, fica a cerca de duas horas/duas horas e meia de Lisboa. Se você estiver hospedado em Lisboa ou no Porto, dá para fazer uma viagem de bate-volta.

Todos os dias saem trens de Lisboa com destino à cidade de Coimbra. Os trens partem da estação Oriente. Eu sempre comprei a passagem na hora, mas se você for mais prevenido do que eu (hehehe), então compre com antecedência (mas não precisa ser com muita antecedência não, alguns dias já está bom. É raro uma passagem de trem entre cidades ficar esgotada).

Coimbra: o que fazer

Universidade de Coimbra

Uma das atrações mais importantes da cidade é visitar a famosa Universidade de Coimbra. O campus da universidade é lindo, um prédio histórico sensacional.

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

Vista da Universidade de Coimbra

Vista da Universidade de Coimbra

Vista da Universidade de Coimbra

Vista da Universidade

Na universidade está a Biblioteca Joanina, que é incrível. Uma das bibliotecas mais famosas do mundo, você não pode perder essa oportunidade. Infelizmente, não pode tirar foto dela, mas segue o site. Para quem curte bibliotecas, livrarias e livros, é um prato cheio. Fora isso, existe um detalhe curioso: existem morcegos na biblioteca, que são responsáveis por comer as traças que estragam os livros. Durante o dia eles ficam escondidos (mas enquanto a gente conhece a biblioteca é possível escutar alguns barulhos e ruídos) e durante a noite, quando a biblioteca fecha eles vão se alimentar e auxiliar na manutenção da biblioteca.

Andar pelas ruas da cidade

É uma linda cidade com construções históricas e antigas. Repleta de ladeiras, a gente vai subindo e descendo as ruelas e se encantando com cada cantinho fofo. Existem bares, restaurantes e padarias com suspiros enormes!! A cidade é universitária e, portanto, há vários bares que reúnem jovens estudantes.

Andando pela cidade

Andando pela cidade

photo 17

photo 30

Catedral da Sé

Existem duas famosas catedrais em Coimbra: a Sé Velha e a Sé Nova. Vale conhecer as duas.

Catedral da Sé Nova

Catedral da Sé Nova

Sé Velha

Sé Velha

Sé Velha - vista da Universidade de Coimbra

Sé Velha – vista da Universidade de Coimbra

Parque Verde

Um belo parque com várias árvores e área verde, ideal para um piquenique, para deitar no gramado e descansar, ou simplesmente curtir o visual. O parque beira o rio Mondego e existem várias pessoas praticando exercícios (corrida, bicicleta) e famílias com crianças brincando. Muito agradável!

Parque Verde

Parque Verde

Rio

Rio Mondego

Urso enorme no Parque Verde

Urso enorme no Parque Verde

Portugal dos Pequenitos

Se você estiver viajando com crianças, uma boa dica é conhecer o Portugal dos Pequenitos. É um lugar amplo com várias construções em miniatura do tamanho de casas de boneca, onde as crianças se divertem e podem brincar bastante. Entrando no site dá para ver os horários de abertura do parque e os preços.

Eu gostei muito de conhecer Coimbra. Recomendo que façam pelo menos uma viagem de um dia para a cidade.

E vocês, já conheceram Coimbra? Tem dicas de outros lugares interessantes para visitar? Ficaremos muito felizes em receber mais ideias. Obrigada! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

2 thoughts on “Coimbra: cidade universitária portuguesa que vale conhecer

  1. Oi Renata, adorei as dicas e fotos sobre Coimbra. Me lembrei qd estive lá. Uma das coisas que mais me me impactou foi a conhecer a Biblioteca Joanina. Linda! A universidade tb é magnífica. Coimbra é uma cidade dos sonhos, cheia de tradição e história. Parabéns pelo post. Parabéns pelas belas fotos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *