Conheça a cidade holandesa de Haia

Haia é uma cidade holandesa pertinho de Amsterdam e que tem muita coisa interessante para fazer. Haia é o nome traduzido para português. Em inglês, é The Hague. Em holandês, Den Haag.

Na estação Amsterdam Central tem trem saindo de meia em meia hora para Haia. Partindo de Amsterdam, a sua parada é Den Haag Central. Eu paguei 23 euros ida e volta. A viagem dura em torno de 50 minutos, ideal para um bate-volta no mesmo dia.

Pegando o trem

Pegando o trem

Estação central de Haia

Estação central de Haia

A estação de trem

A estação de trem

Haia: o que fazer

As três principais atrações de Haia são: o Parlamento Holandês (o Parlamento Holandês não fica em Amsterdam, fica em Haia), o museu Mauritshuis e o museu do Escher. Dá para fazer tudo a pé a partir da estação de trem.

Parlamento Holandês

O Parlamento Holandês está num prédio lindíssimo e imponente nos arredores de Binnenhof. Fica a beira de um lago, a apenas 12 minutos de caminhada da estação central. Vale a pena passear ao redor do Parlamento, é uma região muito agradável.

Parlamento Holandês

Parlamento Holandês

Parlamento Holandês

Parlamento Holandês

IMG_5290

Parlamento Holandês

Parlamento Holandês – Binnenhof

Parlamento Holandês

Parlamento Holandês – Binnenhof

Museu Mauritshuis

Ao lado do Parlamento holandês está este museu famoso pela obra de Vermeer “Moça com Brinco de Pérola”. O museu é super interessante e no tamanho ideal (não é daqueles museus enormes com não sei quantas mil obras, onde a gente vai ficando cansado de tanta coisa para assimilar). Além das obras de Vermeer, há obras de Rembrandt, um dos pintores mais famosos da Holanda, dentre outras obras que encantam. Curiosidade: há um quadro que retrata Itamaracá, da época em que a Holanda andou pelas nossas terras no Brasil colônia. Também há um quadro com animais brasileiros. Aliás, o nome do museu é Mauritshuis por causa de Mauricio de Nassau, holandês famoso nas aulas de história do Brasil.

O museu abre todos os dias de 10 às 18 horas, porém às segundas-feiras abre a partir de 13 horas e às quintas-feiras abre até 20 horas. A entrada custa 14 euros.

O museu é esta construção creme, ao lado do Parlamento

O museu é esta construção creme ao lado do Parlamento

O museu

O museu

IMG_5162

Esse quadro é lindíssimo!

Esse quadro é lindíssimo!

IMG_5176

Moça com Brinco de Pérola

“Moça com Brinco de Pérola”

Perto do museu, fica uma praça com vários restaurantes. Foi lá que eu almocei. A praça chama-se Plein e o caminho do museu para a praça está aqui.

A praça

A praça

Museu do Escher

Escher é um dos maiores artistas da Holanda. Ele é conhecido como o mestre da ilusão de ótica. Suas obras desafiam nossos olhos e deixam a gente com aquele ponto de interrogação: como ele conseguia fazer esses desenhos? Um museu que vale muito a pena conhecer. Se você for a Haia, é imperdível! Fica a 5 minutos caminhando do Mauritshuis.

Museu do Escher

Museu do Escher

Obra do Escher

Obra do Escher

IMG_5229

O museu

Espero que tenham gostado da dica de hoje. Haia é uma cidade com museus incríveis! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Conheça a cidade holandesa de Haia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *