Visite o Cânion Itaimbezinho no sul do Brasil

Já ouviu falar do Cânion Itaimbezinho? Fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É um lugar incrível, de beleza única.

O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma área verde extensa com trilhas, cachoeira, as lindas Araucárias e os cânions (o Itaimbezinho é o mais famoso). O parque possui três trilhas: Cotovelo, Vértice e Rio do Boi.

As trilhas do Cotovelo e do Vértice são abertas ao público e não há a necessidade de guia. Ambas são feitas a partir do centro de visitação do Parque Nacional de Aparados da Serra, na cidade de Cambará do Sul – RS.

Já a trilha do Rio do Boi precisa de um guia, é uma trilha mais intensa e pesada, que percorre a base do Cânion Itaimbezinho. Essa trilha começa em outra cidade, Praia Grande, no estado de Santa Catarina.

Cânion Itaimbezinho: Visita a partir de Cambará do Sul

Eu estava hospedada em Gramado – RS e decidi conhecer o Cânion Itaimbezinho. Acordei cedo e fui de carro para a cidade de Cambará do Sul, que fica a 112 quilômetros de Gramado (1 hora e 50 minutos de viagem). Assim que cheguei a Cambará do Sul, percorri mais 18 quilômetros para o Parque Nacional de Aparados da Serra.

Sede do Parque Nacional de Aparados da Serra

Sede do Parque Nacional de Aparados da Serra

Eu fiz esse passeio em um dia. Foi cansativo (2 horas de viagem de carro para Cambará do Sul + trilha até o cânion + 2 horas de viagem para voltar a Gramado), mas valeu a pena. Caso você tenha interesse em ficar mais tempo para explorar melhor o parque e fazer as outras trilhas, é melhor se hospedar em Cambará do Sul ou Praia Grande.

Cânion Itaimbezinho: O Parque Nacional de Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra abre de terça a domingo das 8h às 17h (podendo ficar no parque até 18h). Ele abre segunda-feira, caso seja algum feriado nacional.

O preço de entrada no parque para brasileiros é 8 reais. Como eu fui de carro também tive que pagar 5 reais de estacionamento.

O parque não tem lojas e lanchonetes. Cada um deve levar o que pretende comer e beber. Faça os cálculos para a quantidade de horas que pretende passar no parque e vá preparado. Se você não levar nada para comer e beber, pode passar perrengue sério! Mesmo que você não fique muitas horas no parque, leve alguma coisinha para garantir. No parque há mesinhas e cadeiras de madeira. Vi algumas famílias utilizando-as para um piquenique.

A partir da sede do parque saem as trilhas do Vértice e do Cotovelo. Eu optei pela trilha do Cotovelo. Infelizmente, não deu para fazer também a do Vértice porque ficaria muito tarde para voltar a Gramado. A Trilha do Cotovelo demora 3 horas (ida e volta) e são 6 quilômetros no total (ida e volta). Porém, essa trilha acaba demorando mais tempo, pois a gente fica lá admirando o cânion. A Trilha do Vértice é mais curta (1,4 km). Se chegar bem cedo no parque, dá para fazer as duas trilhas tranquilamente.

A Trilha do Cotovelo, por ser mais longa, possui restrição de horário. Ela só pode ser iniciada antes das 15 horas. Se você chegar depois desse horário não poderá fazer essa trilha.

A Trilha do Cotovelo e as lindas Araucárias

A Trilha do Cotovelo e as lindas Araucárias

As duas trilhas são fáceis. É basicamente caminhada por uma estradinha de terra e pela borda do cânion. Não há dificuldade na rota, só caminhada mesmo. Vi até famílias com crianças fazendo a trilha.

Dica importante: Protetor solar e boné! Em algumas partes praticamente não há sombra e a gente fica muito exposto ao sol.

Cânion Itaimbezinho: Trilha do Cotovelo

A trilha do Cotovelo inicia-se a partir desta placa:

Trilha do Cotovelo

Trilha do Cotovelo

Trilha do Cotovelo

Trilha do Cotovelo: a gente vai caminhando por uma estradinha de terra

A estradinha termina num grande largo. Parabéns, você chegou ao Cânion Itaimbezinho! 🙂

Chegando ao Cânion Itaimbezinho

Chegando ao Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho - Lindo!!

Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho

O visual é incrível. Eu nunca tinha visto um cânion. AMEI!

Há um mirante para tirar fotos e admirar o cânion.

Cânion Itaimbezinho - Mirante

Cânion Itaimbezinho – Mirante

Além do mirante, é possível caminhar pela borda do cânion. É muito LINDO!

Caminhando pela borda do Cânion

Caminhando pela borda do Cânion

Caminhando e admirando o visual

Caminhando e admirando o visual

Incrível!

LINDO!

Fiquei encantada pelo cânion

Cânion

Caminhando pela borda do cânion

Caminhando pela borda do cânion

Outro mirante

Outro mirante

Na trilha

Na trilha

Incrível!

Na borda do cânion

Após caminhar pela borda do cânion, a gente pega novamente a trilha da estradinha de terra e volta para a sede do parque.

Foi um passeio inesquecível! Recomendo. 🙂

Leia também: Salto do Apucaraninha: linda cachoeira em Londrina

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Visite o Cânion Itaimbezinho no sul do Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *