Calanque de Sugiton: dica para o verão na França

Já ouviu falar no Calanque de Sugiton? É um dos lugares mais lindos da França.

No sul da França, a partir das cidades de Marselha ou de Cassis, dá para visitar os famosos calanques, que são baías/enseadas em zonas rochosas. Essa formação geográfica acaba se tornando uma praia nas pedras. E vou te falar uma coisa: é uma das paisagens mais lindas para se ver na França!

Existem vários calanques famosos, um perto do outro, entre eles o Calanque de Sormiou e o Calanque de Sugiton. Eu só conheci o Sugiton e vou contar aqui como foi a experiência (já adianto: perfeita!!).

Calanque de Sugiton

Calanque de Sugiton

Calanque de Sugiton

Calanque de Sugiton fica localizado entre as cidades de Marselha e Cassis. Eu fiquei hospedada em Marselha, então fui para lá a partir de Marselha.

Peguei um ônibus e parei em frente à entrada do parque do Calanque. A partir daí segui uma trilha bem longa (no total de caminhada ida e volta dá um pouco mais de duas horas). Essa trilha envolve bastante subida e descida e é feita basicamente em zona de pedra ou terra (debaixo de um sol forte). Portanto é bom passar protetor solar, levar boné e usar preferencialmente tênis (eu fui de chinelo, não achei perrengue, fui numa boa, mas de tênis ficaria bem melhor). A trilha foi demorada, porque fui parando em vários pontos para tirar fotos e admirar a paisagem.

Outra coisa: a trilha é longa e lá no calanque não tem comércio. Portanto, é bom levar água e alguma coisa para comer. Quando eu fui, tinha uma barraquinha que vendia sanduíches perto do ponto final do ônibus, praticamente na entrada do parque do calanque. Mas lá dentro do parque não há NADA. Leve alguma coisa (pelo menos água) para não passar perrengue.

Observação: Eu fui para o calanque a partir da trilha, porém dá para fazer o passeio de barco que leva até vários calanques, inclusive o de Sugiton. Aí depende do nível de aventura que você quer. Há passeios de barco saindo tanto de Marselha quanto de Cassis.

Voltando ao assunto da trilha, ao longo dela, a gente vai encontrando lindas paisagens.

Paisagens encontradas na trilha para o Calanque de Sugiton

Paisagens encontradas na trilha para o Calanque de Sugiton

Lindas montanhas ao longo da trilha

Lindas montanhas ao longo da trilha

Como a gente inicia a trilha de uma parte alta das montanhas, a ida ao calanque é basicamente descida. Na volta é subida… Um pouco cansativo, mas dá para ir numa boa. Não há dificuldade na trilha, é só caminhada mesmo.

O ponto alto da trilha é quando a gente vislumbra o mar.

Emoção ao ver o mar a partir da trilha

Emoção ao ver o mar a partir da trilha. Olha como as rochas são lindas!

Contemplando o mar. Há um mirante no alto das montanhas onde dá para chegar pela trilha

Contemplando o mar. Há um mirante no alto das montanhas onde dá para chegar pela trilha

Incrível né?

Incrível né?

Seguindo pela trilha

Seguindo pela trilha para o Calanque de Sugiton

Após começar a descida na trilha em direção ao mar, a paisagem é essa, lindas montanhas e vislumbres do mar. Então, de repente você vê uma beleza como essa:

Calanque de Sugiton: LINDO!

Calanque de Sugiton: LINDO!

Pronto, você chegou ao lindo Calanque de Sugiton! Agora é só curtir. 🙂

Calanque de Sugiton - praia formada basicamente de pedras

Calanque de Sugiton – praia formada basicamente de pedras. Que água!!!!

Lindíssimo Calanque de Sugiton

Lindíssimo Calanque de Sugiton

A água é muito clara!

A água é muito clara!

A água tem uma tonalidade impressionante. Definitivamente é um dos lugares mais lindos que eu já fui na vida. Dá para ficar lá horas e horas e não se acostumar à tamanha beleza! A cor das rochas junto com a água clara formam uma paisagem realmente incrível. Mas… como nem tudo é perfeito… a água é gelada. E bota gelada nisso! Foi uma missão mergulhar lá hahahahaha. Como a gente tinha feito uma trilha e estava muito calor, até que não foi uma missão impossível 🙂

Mergulhei!

Mergulhei!

Algumas pessoas entraram numa boa e ficaram nadando pra lá e pra cá. Não sei se eu que sou fresca ou se eles que estão acostumados com água gelada… hehehehe.

Nós ficamos um tempo nessa parte do Calanque de Sugiton, mas existe uma outra parte que também forma uma espécie de praia. Depois saímos de onde estávamos e fomos conhecer a outra “praia”.

Outra parte do Calanque de Sugiton

Outra parte do Calanque de Sugiton. Reparem no fundo da foto onde parece uma praia. Lá que nós estávamos antes

Independentemente do tipo de passeio escolhido (barco ou a pé), o importante é conhecer pelo menos algum calanque. É uma experiência única com paisagens belíssimas e nada comuns. Super recomendado para quem quer conhecer a França durante o verão europeu. 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Calanque de Sugiton: dica para o verão na França

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *