Bruxelas – conheça a capital da Bélgica

Bruxelas é a capital da Bélgica e fica na região central do país. É uma linda cidade e consegue ser tanto um grande centro urbano quanto uma cidade histórica. A arquitetura chama atenção por ser antiga no estilo medieval. Porém, também conta com edifícios modernos. A cidade tem essa mistura de novo e antigo, o que na minha opinião é puro charme. A língua falada é o francês, mas grande parte da população sabe falar inglês.

Grand Place - Bruxelas

Grand Place – Bruxelas

Além de ser a capital da Bélgica, Bruxelas também é a capital da União Europeia, sendo a sede de muitas organizações importantes do mundo.

A Bélgica possui uma família real, tendo no governo rei e primeiro-ministro. A casa da família real fica na cidade de Bruxelas e pode ser visitada.

Bruxelas é uma cidade com muitos atrativos: arquitetura histórica, prédios famosos da política internacional, diversos museus, parques verdes, gastronomia de qualidade (as melhores cervejas, chocolates e waffles), igrejas e catedrais imponentes, boas opções de comércio para compras, dentre outros. Bruxelas também é a cidade dos famosos personagens de quadrinhos Tintin e Smurfs.

Muro com ilustração do Tintin

Muro com ilustração do Tintin

Na saída da estação de trem Brussels-Centraal fica este Smurf

Na saída da estação de trem Brussel-Centraal fica este Smurf

Bruxelas: como chegar

Se você estiver indo do Brasil para a Bélgica direto, a opção é avião. Já fui de avião para lá em 2013, quando peguei um voo da TAP para Lisboa e depois um da Brussels Airlines para Bruxelas.

Se você já estiver na Europa, existe a opção de pegar avião (eu por exemplo já peguei um voo de Nice, na França, para Bruxelas pela Brussels Airlines). A outra opção é o trem.

Já mencionei no post sobre a Bélgica, sobre como pegar um trem para Bruxelas. Existem trens saindo de diversas cidades de outros países seguindo para Bruxelas (ou o destino final é outra cidade, mas faz uma parada em Bruxelas). Uma das companhias de trem que eu gosto é a Thalys e um site muito bom para comprar passagens de trem na Europa é a Rail Europe.

As estações de trem em Bruxelas são (1) Brussel-Zuid, às vezes também chamada de Bruxelles-Midi (dependendo do idioma), que fica no sul da cidade, (2) Brussel-Centraal ou Bruxelles Central (na região central da cidade) e (3) Brussel-Noord ou Bruxelles-Nord, que fica no norte de Bruxelas.

Bruxelas: onde ficar

Todas as vezes que fui para Bruxelas eu fiquei na região central. Chegando de trem, é a estação Brussel-Centraal ou Bruxelles Central. Na minha opinião, essa é a melhor região, pois é próxima às principais atrações da cidade (como a Grand Place) podendo ir até elas a pé, o que facilita a vida do turista. Também é uma região com muitas opções de restaurantes, bares e pubs e, na minha opinião, é a parte mais bonita da cidade por ter muitas construções históricas.

Grand Place - Bruxelas

Grand Place – Bruxelas

Bruxelas: quanto tempo ficar

Para conhecer grande parte das atrações, incluindo a entrada em museus, 3 a 4 dias são ideais. Se ficar mais tempo, dá para conhecer mais atrações e fazer as coisas com mais calma. Mas fica a critério de cada um. Tem gente que fica somente um dia e dá preferência para conhecer somente a região central. Outras pessoas passam uma semana, o que possibilita conhecer bastante a cidade.

Importante considerar se você vai conhecer outras cidades belgas como Bruges e Gent. Você precisará decidir se vai ficar hospedado somente em Bruxelas e ir de trem para essas cidades (ir e voltar no mesmo dia) ou se irá se hospedar nessas cidades.

Bruxelas: quando ir

Na minha opinião, a melhor época para conhecer Bruxelas é no verão europeu. Nessa época faz calor, o que permite levar roupas leves e aproveitar mais o passeio (em outras estações do ano pode pegar muita chuva ou frio). Pode ser que em algum dia faça um tempo mais fresco, mas um casaco leve já resolve a situação.

Além disso, a Bélgica como um todo fica bem movimentada e animada no verão com muitas atrações legais, como por exemplo, grupos musicais fazendo apresentações nas ruas. Sem contar que no verão o sol só desaparece lá pelas dez horas da noite, o que permite aproveitar bastante o dia.

Lindo dia de sol em Bruxelas

Lindo dia de sol em Bruxelas

Bruxelas: o que fazer

Irei escrever um post detalhando cada atração de Bruxelas. porém, neste momento vou listá-las, dando a sugestão do que fazer em cada dia.

Dia 1:

– Grand Place: a praça mais famosa de toda Bélgica. Essa praça vale a pena conhecer durante o dia para ver sua linda arquitetura, mas também à noite, pois fica toda iluminada.

– Manneken Pis:  curiosamente, um dos símbolos mais famosos da cidade belga é a estátua de um menininho fazendo xixi. As pessoas fazem uma enorme fila para tirar foto com a estátua. É uma clássica atração da cidade.

– De Bier Tempel: loja que vende cerveja e acessórios para quem gosta de cerveja.

– Les Galeries Saint Hubert: famosa galeria comercial.

– Catedral de São Miguel e Santa Gúdula: igreja enorme que lembra um pouco a Notre Dame de Paris.

– Rue Neuve: rua comercial, ideal para fazer compras (principalmente roupas).

Dia 2:

– Mont des Arts: um centro cultural com vários museus ao redor. Ali fica uma praça muito linda, que possui uma vista para a cidade.

– Museu René Magritte: René Magritte foi um famoso artista surrealista belga. Suas obras de artes são amplamente conhecidas no mundo. É um museu que vale a pena ser visitado e está localizado neste centro cultural repleto de museus.

– Notre Dame Du Sablon: igreja próxima ao museu do René Magritte. Também possui um lindo jardim.

– Palácio Real: próximo ao Mont des Arts está o palácio da família real, que é aberto à visitação.

– Parc de Bruxelles e Le Botanique: dois belíssimos parques verdes.

Dia 3:

– European Union Parliament: parlamento europeu.

– Parc du Cinquantenaire:  lindo parque verde.

Atomium: imponente monumento, um dos símbolos da cidade.

– Delirium Pub: o pub mais famoso da cidade, que possui cerca de três mil rótulos de cervejas disponíveis!!!

– Jeanneke Pis: escultura de uma menininha fazendo xixi. Além do Manneken Pis, existe a estátua da menininha fazendo xixi, que fica em frente à entrada do Delirium Pub.

Irei escrever um post para cada dia (dias 1, 2 e 3) detalhando as atrações. Leia o post que escrevi sobre o que comer na Bélgica.

Espero que tenham gostado das dicas! Bruxelas é uma bela cidade, uma das minhas favoritas! 🙂

Leia também: Tomorrowland Bélgica – Tudo que você precisa saber de quem já foi 3 vezes ao festival!

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

10 thoughts on “Bruxelas – conheça a capital da Bélgica

  1. Bruxelas é uma cidade mt especial. Gostei dessa ideia de vc dar mais ênfase ao roteiro, dividindo-os em três dias. Já vi os posts dos dias 1 e 2. Bem detalhados e com ilustrações maravilhosas. Dá para ter uma ideia do que encontrar. Vou esperar o do dia 3. Parabéns.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *