Conheça Bruges, linda cidade na Bélgica

Bruges é uma das cidades mais visitadas da Bélgica, famosa por sua arquitetura medieval e seus canais. O lugar é muito lindo, parece até que você voltou no tempo.

Já fui três vezes a Bruges, em 2012, 2013 e 2014, sempre no verão europeu, em julho.

Bruges

Bruges

Bruges: como chegar

Eu estava hospedada em Bruxelas e fui a Bruges de trem (fui e voltei no mesmo dia. A viagem de trem demora cerca de 1 hora). Está na minha lista de desejos voltar a Bruges para dormir na cidade e ter a experiência de andar pelas ruas antigas durante a noite.

Nas estações de Bruxelas (Bruxelles-Central e Bruxelles-Midi) saem vários trens diariamente com destino a Bruges. Muitos têm como destino final outra cidade, porém Bruges é uma das paradas. O importante é descobrir quais são os trens que param na estação de Bruges. Na própria estação em Bruxelas tem um quadro com todos os horários dos trens. Eu costumo ir à bilheteria e perguntar diretamente para o atendente. Ele me fala quais são os próximos trens para Bruges, os horários e em que terminal pegá-los. E ainda diz os horários da volta. É só você anotar tudo e pronto. Acho mais fácil e rápido. Atenção: verifique o horário de saída de Bruxelas e chegada em Bruges. Pegue os trens com duração de 1 hora de viagem. Aqueles que duram 2 horas param em praticamente todas as estações no caminho e a viagem fica cansativa.

Nunca comprei passagem para Bruges com antecedência. Sempre chego na estação na hora e compro. Tem tanto trem, que sempre tem opção. Mas tem gente que prefere comprar com antecedência. Pode ser também. O site Rail Europe é ótimo para comprar passagens.

Nos trens que circulam entre as cidades na Bélgica, você geralmente entra sem mostrar o ticket e ao longo da viagem, vai passando um funcionário do trem conferindo bilhete por bilhete. Portanto, confira direitinho se você está no lugar certo (em muitos trens não há lugar marcado, mas tem por exemplo se você é da 1ª classe ou 2ª classe). Se você estiver no lugar errado vai precisar mudar e ir andando de vagão em vagão até chegar ao certo. Leia aqui neste link um post que escrevi sobre a Bélgica, incluindo a questão dos trens.

Bruges: chegando na estação

Assim que você chegar na estação com a plaquinha de Bruges, saia do trem, pois você chegou 🙂 As estações são anunciadas dentro do trem, mas caso você não consiga escutar ou entender a língua, é só conferir o nome da placa.

Saindo do terminal do trem, você pega as escadas e está dentro da estação. Nesse momento você tem que ficar ligado para ver qual a saída que você tem que pegar. Existem duas portas de saída da estação opostas uma a outra. Você deve pegar a saída que te leve em direção ao centro de Bruges, onde fica Grote Markt (“Praça grande” em português). Há placas indicando. Eu fiz o caminho da estação de trem à cidade a pé. Recomendo, porque o caminho é lindo.

Estação de trem em Bruges

Estação de trem em Bruges

Bruges: o que fazer

Fiz uma lista de passeios legais para fazer em Bruges.

1- Andar pelas ruas

Bruges é linda! Possui casinhas fofas que parecem parte de um cenário. Sugiro que passe um tempinho andando pelas ruas. Não tenha medo de se perder, porque é nessas ruelas que você vai achar cada coisa mais linda que a outra.

Lindas ruas em Bruges

Lindas ruas em Bruges

Lindas casas em bruges

Lindas casas em Bruges

Bruges e seus canais

Bruges e seus canais

Bruges e suas ruas fofas

Bruges e suas ruas fofas

Bruges e suas lindas casas

Bruges e suas lindas casas

Bruges e seus canais

Bruges e seus canais

2- Conhecer a Praça Principal (Grote Markt)

Praça mais famosa de Bruges. Nela estão lindas construções, como o Campanário (onde você pode subir os mais de 300 degraus para ter uma vista panorâmica da cidade).

Também existem diversos restaurantes e lojas. A dica é sentar em um restaurante na praça e curtir o visual.

Praça principal - Grote Markt

Praça principal – Grote Markt – Muitas bicicletas estacionadas

Grote Markt

Grote Markt

Grote Markt

Grote Markt

Campanário na Grote Markt

Campanário na Grote Markt

3- Passeio de barco pelos canais

Bruges é conhecida como a Veneza belga por causa dos seus canais. Existem vários pontos de onde saem passeios de barco. É só chegar e ver o horário da próxima saída. Você compra o ticket na hora e embarca. Passeio imperdível!

Passeio de barco

Passeio de barco

Passeio de barco

Passeio de barco

4- Lojas de chocolate

Como qualquer cidade belga, em Bruges você encontra muitas lojas de chocolate. Desde marcas famosas, como Godiva, até marcas locais. A dica é comprar chocolate das marcas famosas, mas também conhecer os chocolates de marcas menos conhecidas, pois são deliciosos. Veja aqui nesse link o post que escrevi sobre comida na Bélgica.

Loja de chocolate

Loja de chocolate em Bruges

 5- Lojas diversas

Conheça o comércio local de Bruges. Cada loja mais linda que a outra. Existem muitas lojas vendendo produtos de renda (toalha de mesa, por exemplo), lojas de presentes e lembranças do local, dentre outras.

Fiquei apaixonada por uma loja que vende somente objetos com temas natalinos. É mágica!

Loja que vende produtos de Natal

Loja que vende produtos de Natal

Interior da loja

Interior da loja

6- Igrejas

Na cidade existem várias igrejas lindas, que valem a a pena serem conhecidas, mesmo que só por cinco minutinhos. Uma das igrejas mais famosas em Bruges é a Igreja de Nossa Senhora (Church of Our Lady), pois tem uma escultura de Michelangelo chamada Madonna and Child (Nossa Senhora com o Menino Jesus).

Infelizmente eu não entrei nesta igreja, pois não consegui pegá-la aberta. 🙁 Os horários são restritos, alguns dias ela fecha cedo ou abre tarde. Os horários restritos valem para outras igrejas também. É importante verificar o horário na véspera da viagem, porque eles podem mudar. Assim fica mais fácil conciliar todas as atividades da cidade e não perder nada. 🙂

Igreja de Nossa Senhora: Domingo 12:00 pm – 4:30 pm; Segunda a Sábado 9:30 am – 4:30 pm.

Indicação de filmes sobre Bruges

Se você está com viagem marcada para Bruges, sugiro que antes assista a dois filmes: “Na mira do chefe” e “Caçadores de Obras-Primas”.

“Na mira do chefe” (título original: In Bruges) é com o ator Colin Farrell. Grande parte do filme se passa em Bruges, mostrando as maravilhas da cidade.

“Caçadores de Obras-Primas” é um filme mais recente com diversos atores famosos (George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett, Jean Dujardin). Conta a história de um grupo que tenta encontrar obras de arte roubadas na Segunda Gerra Mundial. Algumas obras são da Bélgica, como a famosa escultura de Michelangelo que está na Igreja de Nossa Senhora em Bruges.

Casas fofas em Bruges

Casas fofas em Bruges

Espero que tenham gostado do post! 🙂

Já conheceu Bruges? Nos conte como foi. Tem mais alguma sugestão de passeio por lá?

Leia também:

Dinant, uma cidade de conto de fadas na Bélgica

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

4 thoughts on “Conheça Bruges, linda cidade na Bélgica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *