Antwerpen: linda cidade na Bélgica

Continuando a série de posts sobre a Bélgica, agora iremos falar sobre a bela cidade portuária de Antwerpen. É a segunda maior cidade da Bélgica (a primeira é a capital, Bruxelas). Consegue manter tanto a estrutura de grande centro quanto de pequena cidade histórica.

Como já falamos no post sobre a Bélgica, é um país com três línguas oficiais: francês, holandês e alemão (o alemão é falado em poucos lugares). Em holandês, o nome da cidade é Antwerpen. Em francês, Anvers. Em português, Antuérpia. Em inglês, Antwerp.

Principal praça em Antwerpen

Antwerpen

Antwerpen: onde fica

Fica ao norte de Bruxelas. O mapa abaixo mostra a localização da cidade.

Mapa da Bélgica

Mapa da Bélgica

Fonte do mapa

Antwerpen: como chegar

Eu já fui três vezes para a Bélgica (sempre no verão europeu) e nessas três vezes passei por Antwerpen. Na primeira, em 2012, eu fiquei hospedada em Bruxelas e fui de trem (bate e volta – fui e voltei no mesmo dia). Na estação Brussel-Centraal (Bruxelles-Central) sai trem toda hora para Antwerpen. Nem precisa comprar com antecedência. É só chegar na hora e comprar o próximo. Vale comprar passagem para trens que tenham Antwerpen como destino final ou para trens que vão para outras cidades, mas fazem parada em Antwerpen. O nome da estação de trem é Antwerpen Centraal. Caso queira comprar a passagem com antecedência, o site Rail Europe é ótimo. Eu nunca comprei com antecedência as passagens lá na Bélgica. Chegando na hora sempre tem algum trem partindo. É incrível a estrutura que os belgas construíram! O trajeto do trem Bruxelas-Antwerpen demora cerca de 45 minutos.

Em 2013 e 2014, eu passei alguns dias na cidade. Também fui de trem de Bruxelas para Antwerpen, mas dessa vez, fiquei alguns dias, o que me permitiu conhecer melhor a vibe local. Mas mesmo num bate-volta dá para visitar as principais atrações da cidade.

Antwerpen: o que fazer

Aqui vou listar as principais atrações da cidade. É tudo pertinho, dá para fazer o tour caminhando. Mesmo sendo um bate-volta, você pode fazer tudo a pé saindo da estação de trem.

1- Antwerpen Centraal

Chegando na estação de trem Antwerpen Centraal, você verá o quanto ela é linda! É a estação mais bonita da Bélgica e uma das mais bonitas da Europa.

Antwerpen Centraal

Antwerpen Centraal

Linda estação de trem

Linda estação de trem

Antwerpen Centraal

Antwerpen Centraal

Estação de trem

Estação de trem

Em 2009 gravaram nessa estação de trem um vídeo sensacional de dança. Confira aqui:

2- Stadspark

Após sair da estação, você poderá conhecer um belo parque chamado Stadspark. Um parque verde onde as pessoas se reúnem para tomar sol, fazer piquenique, jogar bola.
Aqui nesse link você pode ver o caminho da estação de trem até o parque: 10 minutinhos de caminhada.
Stadspark

Stadspark – Antwerpen

Lindo parque em Antwerpen

Surpresas no parque

Surpresas no parque

Surpresas no parque

3- Meir

Meir é a principal rua de comércio em Antwerpen. Há lojas de diversas marcas. Vale a pena dar uma olhada, porque algumas lojas têm preços imperdíveis. Eu já comprei roupas super baratas lá. Algumas marcas presentes na Meir: H&M, Forever 21, Disney Store, Pull & Bear, Fossil, WE Store, ICI Paris XL, Diesel, Desigual, Swarovski, Zara, etc. Também há várias lanchonetes e, é claro, vendem waffles! Para saber o que você precisa comer quando estiver na Bélgica, leia este post.

A Meir fica a 10 minutos a pé da estação de trem. Acesse este link para ver o percurso.

Andando pela Meir

Passeando na Meir

A famosa escultura de uma mão na Meir

A famosa escultura de uma mão na Meir

4- Grote Markt

A tradução para português de Grote Markt é “Praça Grande”. É o lugar mais lindo da cidade, a praça central. Nela estão: o prédio da prefeitura, diversos restaurantes e construções com uma arquitetura de tirar o fôlego. Fica a 10 minutos a pé da Meir. Veja aqui no Google Maps a rota. Publicamos um post que fala somente da Grote Markt.

Grote Markt

Grote Markt

5- Catedral de Nossa Senhora

Ali perto da Grote Markt fica a Catedral de Nossa Senhora. A torre da catedral é tão alta, que pode ser vista de vários pontos da cidade.

A catedral

A catedral

A entrada da catedral fica numa rua fechada para carros, só pedestres andam por ali. É uma rua bem larga, sendo parecida com uma praça. Um local bem agradável com alguns restaurantes e gifts shops. A dica é almoçar por ali para apreciar a linda catedral e essa região pitoresca.

Catedral de Nossa Senhora

Catedral de Nossa Senhora

Catedral

Catedral

Na porta da catedral

Na porta da catedral

Na Bélgica é super comum você encontrar músicos tocando na rua. Até comprei o CD desse grupo que estava se apresentando em frente à catedral.

Enquanto eu estava almoçando num restaurante perto da entrada da catedral, tive uma grata surpresa. Passou por ali um desfile temático com roupas de época. Sensacional!

O desfile

O desfile

Desfile - passando em frente à catedral

Desfile – passando em frente à catedral

Desfile

Desfile

Antwerpen e suas surpresas

Antwerpen e suas surpresas

6- Vlaeykensgang

É uma vila medieval dos séculos 15 e 16 com muita história para contar. Ficou largada por um bom tempo, mas despertou interesse (ainda bem!) para ser restaurada conservando as características da época.

Para achar essa vila foi bem difícil. Passei diversas vezes pela porta sem perceber. Mas com o Google Maps, os nossos problemas são resolvidos. Aqui está o caminho para esse lugar, a 2 minutinhos da Grote Markt. Fica no número 16 da rua Oude Koornmarkt. Leia o post que escrevi sobre Vlaeykensgang.

Vila fofa

Vila fofa

7- Steenplein

Da Grote Markt você anda mais 5 minutinhos e chega ao Steenplein. É a região que beira o rio que passa pela cidade (Antwerp é uma cidade portuária).

Tem um mirante com uma linda vista para o rio e para a Catedral de Nossa Senhora. O caminho é este aqui.

Indo para Steenplein

Indo para Steenplein – vista para a Catedral de Nossa Senhora

Vista para o rio

Vista para o rio

Vista para a catedral

Vista para a Catedral de Nossa Senhora

8- Steen Castle

Em Antwerpen há um lindo castelo chamado Het Steen, que fica na Steenplein. É só seguir pela beira do rio que você chega lá no castelo. Mais 2 minutinhos de caminhada. Veja aqui o caminho. O horário de visita ao castelo é de quarta a domingo de 12 horas até às 18 horas.

Steen Castle

Steen Castle – lindo castelo em Antwerpen

Espero que tenham gostado das dicas. Antwerpen é uma cidade linda e agradável, que conserva a arquitetura típica da Bélgica. Recomendo a visita! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

9 thoughts on “Antwerpen: linda cidade na Bélgica

  1. Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog.
    Você sabe me dizer onde comprar o ticket para Antuérpia, de qual companhia e onde embarcar partindo de Bruxelas (Gare Centrale ou Gare du Mido), por favor?
    Obrigado, abraço

  2. Olá!

    Quando eu fui para Antwerpen, eu parti da estação central de Bruxelas. Lá tinha trem em vários momentos, nem precisei comprar com antecedência, comprei na hora e tinham várias opções na hora pra comprar. É da própria linha de trem interna que circula pela Bélgica. Para Bruges e Antwerpen há muitos trens saindo direto de Bruxelas.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa me fala.

  3. BOM DIA PARABÉNS PELO BLOG GOSTARIA DE SABER SE TEM TREM DE BRUXELAS DIRETO PARA AMSTERDAM VOU VIAJAR PARA SUÍÇA,BÉLGICA E HOLANDA EM MARÇO 2018, IA LUGAR CARRO MAS DESISTI QUANDO LI QUE NÃO PRECISA DE CARRO PARA ANDAR NA BÉLGICA PREFIRO IR DE TREM .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *