Andorra: o que fazer em Andorra La Vella

Andorra, o que fazer? No post anterior, apresentei a vocês este lindo pequeno país chamado Andorra. É o sexto menor país europeu (fica atrás dos países: Vaticano, Mônaco, San Marino, Liechtenstein e Malta). Visitei Andorra no verão europeu de 2014 e vou contar para vocês o que fiz lá.

Andorra o que fazer

O país, por estar localizado no alto dos Pirineus, é conhecido por sua estação de esqui. Portanto, quem estiver em Barcelona ou arredores em época de frio, está aí uma ótima desculpa para conhecer Andorra: esquiar.

Como eu fui no verão, não tinha estação de esqui em funcionamento. Aliás, não tinha neve nas montanhas…

Apesar de ser verão na Europa, em Andorra não estava calor. Estava um clima bem agradável, em alguns momentos fez até um friozinho (um casaco leve já resolve a situação).

A capital de Andorra chama-se Andorra la Vella. Então é para lá que você precisa ir. Estávamos de carro e assim que chegamos a Andorra la Vella, procuramos um estacionamento para o carro. No país, existem vários estacionamentos (edifício-garagem), onde você paga pelo período em que o carro ficou lá. O estacionamento que escolhemos foi um que fica numa praça chamada Plaça del Poble. O estacionamento possui um elevador que te deixa na praça.

Uma curiosidade sobre Andorra: o país possui elevadores em algumas ruas. Você está andando numa rua, percebe que ela é sem saída e que há um elevador no final, você pega o elevador e chega a outra parte de Andorra. Achamos bastante engraçado isso… hehehe… O fato é que os elevadores ajudam e muito a andar pelo local, já que é uma região montanhosa com ladeira… Andorra la Vella tem uma parte mais alta e outra parte mais baixa. Então, os elevadores ajudam muito no deslocamento.

Assim que deixamos o carro no estacionamento, fomos para a Plaça del Poble, onde começamos a explorar a região. Ali perto fica uma linda igreja, chamada Igreja de Sant Esteve.

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Igreja de Sant Esteve

Igreja de Sant Esteve em Andorra

Depois da Igreja, fomos para Casa de la Vall, que é a sede do Parlamento. É possível fazer uma visita guiada, mediante agendamento prévio. A sede do Parlamento é uma construção histórica feita de pedra. Aliás, várias construções (casas, igrejas…) em Andorra são de pedras. Puro charme!

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Casa de la Vall

Casa de la Vall

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Eu na Casa de la Vall

Casa de la Vall

Segue essa rota no Google Maps.

Andamos ainda por algumas ruas próximas à Casa de la Vall para explorar a região.

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Cidade e Montanha

Andorra

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Visual de Andorra

Andorra

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Lindas casas de pedras

Andorra e suas lindas casas de pedras

Decidimos encontrar um restaurante para almoçar. Após o almoço, fomos andando até uma famosa escultura do Salvador Dalí que está exposta na cidade. A dica é ir andando até a escultura pela Avenida Meritxell, pois é uma rua com várias lojas de marcas famosas (Guess, Lacoste…) e vários restaurantes e hotéis (os hotéis têm restaurantes). Foi nessa rua que nós almoçamos.

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Linda ruazinha em Andorra

Andorra

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Avenida Max

Avenida Meritxell

Andorra o que fazer – Rio Valira e Salvador Dalí

A escultura de Salvador Dalí está no meio da cidade, perto do rio Valira (rio que corta Andorra). O nome da escultura é Noblesse du Temps (tradução literal: nobreza da época).

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Escultura de Salvador Dalí

Escultura de Salvador Dalí

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Rio Valira

Andorra o que fazer em Andorra La Vella – Rio Valira

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Rio Valira

Rio Valira

Andorra o que fazer – Lago Engolasters

Depois dessa andança toda, voltamos para o estacionamento e pegamos o carro. A próxima parada foi o Lago Engolasters, que fica num ponto muito alto de Andorra. Do estacionamento até o Lago dura de vinte minutos a meia hora, pois o caminho é uma subida bem íngreme de serra. Segue a rota no Google Maps.

Eu já estava encantada com Andorra e o Lago Engolasters só me deixou ainda mais apaixonada pelo país. O lago fica no município de Encamp. A água desse lago vem do rio Valira e do rio Madriu.

Estacionando o carro para andar até o lago Engolasters

Estacionando o carro para andar até o lago Engolasters

Andorra o que fazer em Andorra La Vella - Lago Engolasters

Pequena caminhada até o lago Engolasters

Lago Engolasters - Andorra

Lago Engolasters – Andorra

Apaixonada por Andorra

Apaixonada por Andorra

Lago Engolasters

Lago Engolasters

Muitos pinheiros

Muitos pinheiros

Fiquei com muita vontade de fazer um piquenique perto do lago. Está nos meus planos futuros 🙂

Após sair do lago, na descida da serra, paramos numa igreja fofa: a igreja de Sant Miquel d`Engolasters.

Igreja

Igreja Sant Miquel d`Engolasters

Igreja de Sant Miquel

Igreja Sant Miquel d`Engolasters

E assim terminou nosso dia em Andorra. Resolvemos não ficar até muito tarde para pegar a estrada de volta a Barcelona ainda com a luz do dia.

Espero que tenham gostado das dicas. Eu amei Andorra! 🙂

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Andorra: o que fazer em Andorra La Vella

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *