Andorra: como chegar a esse charmoso país europeu

Muitas pessoas não conhecem um país bem pequeno na Europa chamado Andorra. Fica no norte da Espanha e sul da França. É tão pequeno que mal dá para ver no mapa e por isso acaba passando despercebido por muitos brasileiros.

Mas eu fui conhecer esse lindo pequeno país e fiquei completamente encantada! Está nos meus planos voltar e ficar um tempo nesse lugar que parece um vilarejo. Vou contar um pouco sobre Andorra no post de hoje.

Andorra: onde fica?

Eu estava com viagem marcada para a Europa, ia passar por vários países (Portugal, Espanha, França, etc) e resolvi dar uma olhada no mapa da Europa para pensar no roteiro. Eis que em um dos mapas eu encontro um pontinho entre Espanha e França. Descobri que era um país e fiquei encantada. Claro que incluí Andorra no meu roteiro! 🙂

O nome oficial do país é Principado de Andorra. Fica localizado nos Pirineus (famosa cordilheira). As montanhas dos Pirineus fazem a fronteira da França com Espanha. Ou seja, no meio das montanhas que fazem a fronteira do norte da Espanha com o sul da França, existe um país chamado Andorra, que é o sexto menor país europeu.

Por estar próximo da região da Catalunha, na Espanha, a língua oficial de Andorra é o catalão.

Andorra: como chegar?

Não há aeroporto em Andorra, nem estação de trem. Portanto, é preciso ir de carro ou ônibus.

Fica a duas horas e meia de Barcelona (200 km de distância). A estrada é muito linda! Nós estávamos em Barcelona e alugamos um carro (um Fiat 500 – amo!!) para passar um dia em Andorra (fomos e voltamos no mesmo dia, já que nosso roteiro estava super apertado e ainda queríamos passar um tempo em Barcelona).

Então, acordamos cedo, fomos na locadora de carro do aeroporto de Barcelona, pegamos o carro (reservamos pelo site no dia anterior) e seguimos viagem para Andorra. Marquei a rota no Google Maps. Na ida, como falei, a viagem dura 2 horas e meia. Porém, a volta é mais rápida, porque é descida de serra.

Apesar de eu ter passado somente um dia nesse país fofo, recomendo que passem mais tempo. O país é lindo, as paisagens são fascinantes (quem ama montanha, vai amar Andorra!).

Andorra: o que fazer

Escrevi em outro post detalhes sobre tudo o que eu fiz em Andorra. Mas já adianto que por ser uma região de montanhas, ela é famosa pela estação de esqui durante o inverno. Muitos europeus acabam indo esquiar em Andorra durante essa estação do ano.

Eu fui a Andorra em julho de 2014 – verão europeu. Não tinha neve nas montanhas, mas o clima na cidade era bem agradável. Não estava calor, nem frio. Um clima super fresco. Como em Barcelona estava bem quente, foi ótimo passar um dia refrescante em Andorra.

No verão não tem estação de esqui. Então, as atrações são outras.

Andorra é conhecida por suas lojas e por ser um lugar onde vale a pena fazer compras. Como eu não estava na vibe de fazer compras, fiquei andando pelo país para conhecer o máximo que eu conseguisse. Mas se você é chegado a fazer compras, lá tem lojas de eletrônicos, roupas, perfumes…

Só o fato de andar por Andorra já é legal. Várias casinhas são de pedras, charme puro. A mistura de casas de pedra + montanhas ao fundo dá um toque de vilarejo à região. É tudo muito fofo. 🙂

Casa de pedra

Casa de pedra em Andorra

Em Andorra também há um famoso SPA, chamado Caldea Andorra. Eu passei em frente, mas não entrei. O ideal é tirar um dia inteiro para passar nesse SPA.

Além disso, por ter muitas montanhas, tem bastante caminhada, trekking, enfim, atividades esportivas.

Andorra é um lugar que atrai turistas com diversos gostos: pessoas que gostam de comprar; passear por cidades históricas; praticar exercícios físicos; curtir um relaxamento num SPA; curtir um clima de montanha.

Rio Valira, que passa por Andorra

Rio Valira, que passa por Andorra

Na minha opinião, quem vai para Barcelona precisa acrescentar Andorra ao roteiro de viagem! 🙂

A bela estrada de Barcelona para Andorra

Este link do Google Maps mostra a estrada de Barcelona para Andorra

Na ida para Andorra, você vai passar perto das montanhas de Montserrat, o visual é show! Mas o ponto alto mesmo é quando você estiver chegando em Cercs, uma cidade da Espanha. Cercs possui uma espécie de lago represado, chamado de pântano. O nome é Pantà de la Baells. Você está na estrada e de repente se depara com um lago INCRÍVEL de água verde no meio das montanhas.

Ficamos tão maravilhados com essa visão, que paramos numa lanchonete na beira da estrada para comer um doce e ficar admirando o Pantà de la Baells.

Pantà de la Baells

Pantà de la Baells

Pantà de la Baells

Pantà de la Baells

As paisagens que a gente vislumbra na estrada são lindas.

Na estrada para Andorra

Na estrada para Andorra

Outra parte interessante da estrada foi passar pelo Túnel del Cadí, com cerca de 5 km!! Eu nunca tinha passado por um túnel tão grande. É um dos maiores da Europa.

Túnel del Cadí

Túnel del Cadí

Parte da estrada é subindo a montanha e passando por vilarejos fofos.

Vilarejo lindo - já perto de Andorra

Vilarejo lindo – já perto de Andorra

Cidadezinha fofa

Cidadezinha fofa

E então, o visual da estrada não é sensacional?

Recomendo muito o passeio para Andorra. Clique aqui e veja todas as atividades que fiz por lá.

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

One thought on “Andorra: como chegar a esse charmoso país europeu

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *