6 comidas e bebidas típicas da Austrália

Uma das coisas que mais gosto de fazer em minhas viagens, é conhecer os hábitos alimentares. Umas das coisas que sempre faço, é experimentar comidas e bebidas típicas de cada lugar que visito.

6 comidas e bebidas típicas da Austrália

Quando morei na Austrália, observei que os australianos não possuem um prato para ser chamado de comida típica da Austrália.

Apesar de gostarem bastante de cordeiro, e ser conhecida a excêntrica carne de canguru, diferente do Brasil, não existe um prato como temos a feiojada, moqueca e etc.

Entretanto, eles possuem outras preferências e costumes alimentar que valem a pena experimentar. Veja alguns deles:

Fish & Chips – comidas típicas da Austrália

O Fish & Chips é uma herança inglesa que vem da época da Segunda Guerra e se tornou um prato nacional na Austrália. É muito comum ver pequenos bares/quiosques que vedem o Fish & Chips.

comidas e bebidas típicas da Austrália - Fish & Chips

comidas e bebidas típicas da Austrália – Fish & Chips

Esse prato nada mais é que um peixe empanado com batatas fritas, mas alguns restaurantes preparam uma versão um pouco mais requintada.

[CURIOSIDADE]:

Uma curiosidade, é que os australianos possuem o hábito de colocar vinagre na batata-frita, que apesar de parecer estranho, fica gostoso. Eu experimentei e aprovo.

Meat Pie – comidas típicas da Austrália

A Meat Pie como o nome já diz, é uma torta de carne que muito se assemelha com uma empada e que apesar do nome, pode ter recheios de frango ou cogumelo. As Meat Pies são muito comuns na austrália e são encontradas em praticamente todas as padarias, lojas de conveniência de posto de combustível e supermercados.

Eu sempre tinha ao menos duas no congelador pra matar a fome naquele momento de desespero. Era só colocar no micro-ondas e pronto! 🙂

Vegemite – comidas típicas da Austrália

 

comidas e bebidas típicas da Austrália - Vegemite

comidas e bebidas típicas da Austrália – Vegemite

O Vegemite é uma pasta(como se fosse uma geléia) a base de extracto de levedura de cerveja, muito usado para passar em pães e torradas com um sabor muito característico e salgado, difícil de comparar com algo que conhecemos aqui no Brasil.

É muito comum enraizado na cultura Australiana. Eu não gostei nem um pouco, mas acho que você deve experimentar para ter sua opinião.

O nome Vegemite é a marca registrada do produto que é muito popular na Austrália e Nova Zelândia.

Barbecue, Barbie ou BBQ

Barbie ou BBQ são outras formas de se referenciar ao famoso Barbecue. No churrasco australiano é comum encontrar salsichas, bifes, hambúrgueres e algumas vezes até vegetais. É muito comum o barbecue australiano ser feito em chapas(churrasqueiras elétricas), mas não são todos os casos. Por ser algo tão tradicional na Austrália, os parques e praias possuem churrasqueiras elétricas a disposição da população, em alguns lugares gratuito em outros basta colocar uma moeda.

comidas e bebidas típicas da Austrália - Barbecue

comidas e bebidas típicas da Austrália – Barbecue

Lemon, Lime and Bitter – bebidas típicas da Austrália

O Lemon, Lime and Bitter ou LLB como também é conhecido, é um drink muito refrescante e comum nos bares e restaurantes na Austrália.

É considerado um drink não alcóolico, porém o licor Bitter possui teor alcóolico de 44%, mas que na composição do drink é quase insignificante.

Lemon, Lime & Bitter

Lemon, Lime & Bitter
por Josh Janssen

Confira a receita

Os ingredientes são fáceis de achar, o mais difícil é o licor Bitter, mas hoje em dia é tranquilo encontrá-lo em lojas especializadas em bebidas importadas.

  • Suco concentrado de lima com açucar.
  • Limonada, porém é bem comum o uso de refrigerante de soda.
  • Bitter, que é um licor com sabor de essências de ervas, caracterizado por um sabor amargo.

Pronto agora é curtir esse delicioso Drink!

Mango, Ginger and Cider – bebidas típicas da Austrália

Para os amantes de cerveja, na Austrália  existem cervejas com sabores e ingredientes não tão convencionais, e eles apreciam bastante.

Das cervejas que os Australianos mais gostam de apreciar em um almoço de domingo, os ingredientes mais comuns são o gengibre, a manga e a cidra.

 

comidas e bebidas típicas da Austrália - Ginger Beer e Mango Beer

comidas e bebidas típicas da Austrália – Ginger Beer e Mango Beer

Experimentar uma cerveja de manga da cervejaria australiana, a Matso’s, e não vou dizer que gostei, mas tambén não desgostei, valeu a experiência.

Quando for a um restaurante na Austrália ou loja de bebidas, compre uma Matso’s Ginger ou Matso’s Mango para experimentar.

Confira: Tudo sobre trabalho na Austrália durante o intercâmbio

Abraços e make it count.

Comentários

Comentário

Rodrigo é um viajante apaixonado por conhecer lugares, pessoas e culturas. Criador do Trupe da Trip, adora um papo sobre viagem e compartilhar dicas dos lugares por onde já passou. Já esteve em 11 países e mais de 60 cidades. Tem como lema make it count, ou seja, faça valer a pena!