10 lugares para conhecer em Madrid

Madrid é a capital da Espanha, uma cidade famosa e adorada pelos brasileiros. É muito conhecida por causa dos seus clubes de futebol, o Real Madrid e o Atlético de Madrid. Eu estava mega ansiosa para conhecer essa cidade. Várias pessoas que eu conheço sempre falam de Madrid com muita empolgação.

Madrid: quanto tempo ficar

Eu fui a Madrid no verão de 2014 pela Iberia. Gostei muito de voar pela Iberia, achei o avião bom, a comida ok e os comissários eram muito educados. Foi um voo bem tranquilo.

Fiquei em Madrid durante 3 dias – 2 dias de turismo em Madrid e 1 dia de turismo em Toledo, cidade perto de Madrid.

Em 2 dias fiz bastante coisa, o ritmo foi intenso. Se quiser aproveitar mais a cidade, sugiro que fique de 4 a 6 dias. Como eu estava fazendo uma big trip pela Europa, fiquei pouco tempo em cada lugar e selecionei as principais atrações. Vou listar aqui o que considero imperdível em Madrid.

Madrid: 8 atrações imperdíveis

1- Puerta del Sol

É uma das praças mais famosas de Madrid, um grande ponto de encontro e badalação. Eu amei a Puerta del Sol. Gostei tanto que passei lá nos dois dias de turismo pela cidade. No primeiro dia passei para conhecê-la e no segundo dia passei para tomar café da manhã. Nesta praça, existem vários comércios e restaurantes/lanchonetes. Ali fica a Apple Store, para quem adora bater um ponto nas lojas da Apple pelo mundo. A loja é linda! 🙂

Puerta del Sol - Madrid

Puerta del Sol – Madrid

Em Puerta del Sol também está o famoso urso que faz parte do símbolo da cidade de Madrid.

Puerta del Sol - Madrid

Puerta del Sol

Nesta praça também está o quilômetro zero traçado no chão. Não é difícil encontrá-lo. É só achar um monte de pessoas tirando foto do chão hahahahaha. A partir deste marco zero, calculam-se as distâncias rodoviárias espanholas.

Marco zero

Marco zero

Puerta del Sol é parada obrigatória. 🙂 O clima lá é super descontraído. Me encantei!

2 e 3- Palácio Real de Madrid e Catedral de Madrid

O Palácio Real de Madrid é o palácio oficial do Rei da Espanha. Apesar de a família real morar em outro palácio, eles o utilizam para eventos oficiais. O palácio é enorme e a arquitetura é linda. Fica pertinho da Puerta del Sol, apenas 10 minutos de caminhada.

Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid

Palácio Real

Eu não visitei o interior do palácio. Fiquei pouco tempo em Madrid e me contentei com a visão da área externa. Porém, quem já visitou falou que é incrível. Se tiver interesse este é o site do Palácio Real. Os horários são:

De outubro a março: de 10 às 18 horas (último horário para entrar: 17 horas).

De abril a setembro: de 10 às 20 horas (último horário para entrar: 19 horas).

A entrada custa 11 euros.

Ao lado do Palácio Real está a Catedral. Ideal fazer as duas visitas no mesmo dia, pois é um colado no outro. A Plaza de la Armería é um ponto legal para tirar fotos, pois de um lado está o palácio e do outro a catedral.

Catedral

Catedral de Madrid

Palácio Real de Madrid visto da Catedral

Palácio Real de Madrid visto da Catedral

Atenção: Nessa região da Catedral e do Palácio Real é preciso ficar ligado. Existem ali os famosos pickpockets (ladrões que roubam suas coisas sem você perceber). Quando você menos esperar, sua carteira pode ser roubada, seus documentos, enfim, tem que tomar cuidado. Não ande com bolsa aberta e nem coloque dinheiro, cartão e documentos em bolsos que podem ser facilmente violados. Além dos pickpockets, nessa região vi pessoas tentando dar golpes em turistas. Um homem me abordou com um distintivo de polícia (provavelmente um distintivo falso), dizendo que era da polícia e que queria ver meu passaporte. Com certeza era golpe para roubar meu passaporte. O cara nem uniformizado estava. Eu e meu marido não demos atenção para o cara e apertamos o passo…

4- Plaza Mayor

Está aí outro lugar encantador em Madrid, a Plaza Mayor. Que praça mais linda! Fica a 5 minutos da Puerta del Sol e a 8 minutos da Catedral. É outro lugar agradável para sentar e fazer um lanche. A praça é rodeada por construções. Para conseguir entrar na Plaza Mayor tem que passar por uma porta. Na verdade, são várias portas que te possibilitam entrar na Plaza Mayor. Tem que achar uma dessas portas. Não é um charme isso?

Cava de San Miguel, uma das ruas que tem a porta para a Plaza Mayor

Cava de San Miguel, uma das ruas com a porta para a Plaza Mayor

Entrada da Plaza Mayor

Entrada da Plaza Mayor

Plaza Mayor

Plaza Mayor, lindíssima!

As nuvens estavam dando um show nesse dia

As nuvens estavam dando um show nesse dia

5- Fuente de Neptuno

A Fonte de Netuno é uma obra famosa. Fica localizada em uma rotatória no Paseo del Prado, importante rua de Madrid onde fica o Museu do Prado. Aproveite para conhecer a Fonte de Netuno, andar um pouco pelo Paseo del Prado e conhecer o Parque de El Retiro, que fica pertinho. Segue a localização no Google Maps.

Fonte de Netuno, Madrid

Fonte de Netuno

6- Parque de El Retiro

Lindo parque verde cheio de opções de lazer. Duas atrações se destacam neste parque: o famoso Palácio de Cristal e o Monumento Alfonso XII.

O parque é enorme. Eu me guiei pelo Google Maps. Assim fica mais fácil para circular pelo parque (é muito fácil se perder lá dentro e ficar andando eternamente).

Palácio de Cristal, Madrid

Palácio de Cristal, Madrid

Lago em frente ao Palácio de Cristal

Lago em frente ao Palácio de Cristal

Lindo!

Lindo!

Dentro do Palácio de Cristal estão várias cadeiras de balanço

Cadeiras de balanço dentro do Palácio de Cristal

Parque de El Retiro

Parque de El Retiro

Monumento

Monumento Alfonso XII

Em frente ao Monumento Alfonso XII fica um pequeno lago onde é possível alugar barquinhos a remo.

7- Puerta de Alcalá

Foi construída com o propósito de ser a porta de entrada para Madrid. Fica pertinho de uma das saídas do Parque de El Retiro e está localizada numa grande via, a Rua de Alcalá (Calle de Alcalá). É um dos pontos turísticos mais clássicos de Madrid e se você for ao Parque de El Retiro, tente passar na Puerta de Alcalá para registrar. 🙂

Puerta de Alcalá, Madrid

Puerta de Alcalá

8- Plaza de Cibeles

Seguindo pela Calle de Alcalá, em 4 minutos você está em outra praça famosa, a Plaza de Cibeles. É um cruzamento de várias ruas. No centro do cruzamento (rotatória) está a Fonte de Cibeles. Ao redor do cruzamento há prédios lindíssimos. O que chama mais atenção é o Palacio de Communicaciones, que atualmente é a sede da prefeitura da cidade.

Palacio Comuni

Fonte de Cibeles e Palacio de Communicaciones

9- Gran Vía

A Gran Vía é uma importante rua de Madrid. Não andar por ela é tipo ir a São Paulo e não conhecer a Avenida Paulista. Na Gran Vía estão vários restaurantes, lojas interessantes e construções históricas. Eu andei grande parte da rua olhando para o alto, os prédios impressionam com a riqueza de detalhes. O destaque vai para o famoso Edifício Metrópolis que fica logo no início da Gran Vía. Portanto, comece por essa parte. Como a rua é enorme, é melhor começar pelo Edifício Metrópolis para garantir o registro. Eu não andei pela rua toda (é gigante!), mas se você puder conhecer Madrid com mais calma, está aí um ótimo programa: caminhar pela Gran Vía.

O início da Gran Vía é pertinho da Plaza de Cibeles.

Edifício Metropolis, Gran Vía, Madrid

Edifício Metrópolis, Gran Vía

10- Estádio do Real Madrid: Santiago Bernabéu

Se você gosta de futebol, não pode perder a oportunidade de conhecer um grande e famoso estádio. Eu fiquei impressionada com o Santiago Bernabéu. Eu gosto de futebol, mas não sou fanática e mesmo assim achei que valeu muito a pena. Leia este post em que conto detalhes sobre a visita ao estádio.

Entrada do Estádio Santiago Bernabéu

Entrada do Estádio Santiago Bernabéu

O post está terminando por aqui. Listei as atrações que considero fundamentais para conhecer Madrid. Se você está de passagem rapidamente pela cidade, este é um ótimo roteiro. Mas se o seu tempo em Madrid permite conhecer outros lugares, seguem algumas sugestões: Templo de Debod, Plaza de España, Real Jardim Botânico de Madrid, Museu do Prado, Museo Nacional de Ciencias Naturales (um ótimo programa para crianças!), Plaza Colon e Plaza de la Villa.

Leia também: 6 lugares para conhecer em Sevilha – Espanha

Comentários

Comentário

Renata, mais conhecida como Renatinha, é uma pessoa que ama aprender sobre diversas culturas. Brasileira, apaixonada pelas belezas naturais do país e com muita vontade de viajar pelo mundo todo. É apaixonada também por leitura e fotografia e aproveita as viagens para investir nesses hobbies.

5 thoughts on “10 lugares para conhecer em Madrid

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *